Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter


Experimente novos hábitos e inicie o ano com um estilo de vida mais equilibrada 

   São Paulo, 28 de dezembro de 2015 - Na virada do ano, muitas pessoas planejam metas e fazem novas promessas. Um dos objetivos mais comuns nesta época está relacionado à saúde e às mudanças comportamentais no aspecto alimentar, principalmente após as festas de final de ano, quando geralmente há consumo de alimentos mais elaborados e mais calóricos. "A mudança de hábitos e a obtenção de seus benefícios em longo prazo requerem ajustes de comportamento, o que necessita de disciplina e conhecimento. É preciso adquirir hábitos alimentares equilibrados e experimentar um estilo de vida mais saudável, como a prática regular de atividades físicas e menor consumo de álcoo", afirma a nutricionista Lara Natacci, da DietNet. 

Anote as dicas abaixo e comece o ano cuidando da saúde e fique de bem com o seu corpo.

1.    Faça um café da manhã equilibrado todos os dias
Esta é uma das principais refeições do dia, pois é neste momento que há quebra do jejum e o despertar do seu organismo para enfrentar as atividades do dia a dia. Experimente incluir uma porção de frutas nesta refeição, o que agrega nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Além disso, inclua sempre uma opção de carboidratos, de preferência os integrais, como pães, aveia e granola (sem açúcar) e uma opção de proteína, como leite, queijos e bebidas à base de soja com a adição de cálcio.

2.    Dê preferência aos alimentos integrais
Os cereais integrais são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Segundo a Academy of Nutrition and Dietetics, com base nos dados atuais, a ingestão de fibras de alimentos integrais apresenta benefícios em termos de controle de peso. Muitos estudos sustentam que o aumento da ingestão deste componente alimentar promove a saciedade e diminui a fome. Alguns exemplos na alimentação são: arroz integral, aveia, farinha de trigo integral, linhaça e gérmen de trigo, entre outros.

3.    Reduza o sal e consuma mais frutas e hortaliças
Diminuir o consumo de sal e alimentos gordurosos, como as frituras e as carnes vermelhas com gordura aparente são medidas importantes para a manutenção da saúde, uma vez que esses componentes, em excesso, são inimigos da saúde cardiovascular. Experimente tirar o saleiro da mesa, preparar seus alimentos com menores quantidades de sal e abusar das frutas e hortaliças. Esses são passos importantes para cuidar da saúde. Aproveite sua próxima ida ao supermercado e encha o carrinho de legumes, vegetais, leguminosas, carnes magras e peixes.

4.    Hidrate-se
A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Por isso, hidrate-se! Beba água, chás (sem adição de açúcares), sucos de frutas naturais, águas aromatizadas e também bebidas nutritivas como vitaminas, por exemplo.

5.    Mantenha hábitos de vida saudáveis
Manter o peso adequado é importante para a saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Por isso, inclua exercícios físicos em sua rotina. Ainda, alimente-se adequadamente, com fontes de carboidratos, proteínas e gorduras "boas". Além disso, aposte nas frutas e verduras. Com o balanço ideal entre a energia que é consumida e a energia que é gasta, há a manutenção do peso, além de mais disposição para o seu dia a dia. Para um plano alimentar detalhado, consulte uma nutricionista.

6.    Devagar e sempre
É muito importante que, nesse início de ano, as metas sejam traçadas e planejadas de forma estruturada e possível. Isto, para que você não só consiga atingir seus objetivos, mas também mantê-los. As metas devem ser possíveis de serem atingidas, para que o cumprimento delas sirva como um estímulo à evolução. Metas impossíveis ou muito difíceis podem levar à frustração. Por isso, vamos comece devagar!.

7.    Estabelecer prioridades é fundamental!
Caso você tenha mais de uma coisa para mudar, mesmo que elas estejam relacionadas, estabeleça prioridades. Quando tentamos realizar várias e diferentes mudanças de uma só vez, dificultamos ainda mais o processo. Isto pode fazer com que desanimemos logo no início, por enfrentarmos vários obstáculos. Uma dica é começar pelo que você considera mais fácil. Quando você alcança um objetivo, mesmo que seja pequeno, você se sente mais motivado, mais capaz para buscar os próximos.


Fonte:S2Publicom

Comentários nesse artigo

23/12/15 - No último domingo (20) reuniram-se na Chácara Garcia, os profissionais e amigos que fazem o periódico semanal Gazeta de Muriaé e o site www.gazetademuriae.com.br que compõem o sistema informativo regional que mantém a credibilidade conquistada ao longo de mais de 75 anos de existência na cidade. O ponto alto da festa foi o momento de oração e agradecimentos à queles que fizeram e fazem parte desta história maravilhosa. 
image
Teodorico ao lado de seus amados familiares. Parabéns a todos!

Este ano o grande Homenageado foi o companheiro Teodorico Torres que na presença de amigos e familiares foi surpreendido ao receber uma Placa de Honra ao Mérito pelos mais de 30 anos de colaboração e valorosos serviços prestados ao esporte da Gazeta de Muriaé. Ele é o idealizador do "Gazebolando" que mantém o melhor conteúdo esportivo sob seu comando no semanário impresso e no site da Gazeta de Muriaé.
A emoção foi geral, principalmente ao lembrarmos do Lendário Dr. Waltecy que tão apaixonadamente conduziu o Gazeta por muitos anos e ao seu lado estiveram amigos tão verdadeiros como nosso homenageado do ano: Teodorico Torres. 
image
A nova diretora da Gazeta de Muriaé, Vanusa Oliveira Garcia, agradeceu a todos neste seu primeiro ano como gestora e promete novidades para 2016 com novo site, totalmente responsivo com informações precisas em tempo integral.  Somente com uma equipe engajada no próprio sucesso é possível trabalhar para que nossos clientes e leitores possam usufruir do melhor.
image image
image image
image image

image image
O almoço foi regado a cerveja e um delicioso churrasco preparado por meu amigo Alexandre Godinho.

Fernando.

Comentários nesse artigo

Na manhã desta terça-feira, 22 de dezembro, foi realizada no parque de exposições de Muriaé a confraternização de fim de ano dos servidores da autarquia DEMSUR. A grande família DEMSUR é composta por cerca de quinhentos servidores que se dividem nas divisões de água, esgoto, drenagem pluvial e limpeza urbana. Uma mesa farta de café da manhã foi produzida para receber, estes, homens e mulheres, que são peças chave no dia-a-dia do município, o serviço que prestam a população é essencial para manter a ordem e nosso bem-estar.
image

O momento contou com as presenças do Prefeito Municipal de Muriaé Aloysio Aquino, do Diretor Geral do DEMSUR Rodrigo Guarçoni, José Ângelo de Freitas Diretor de Limpeza Urbana, Paulo Guedes Diretor de Águas e Esgoto e do Diretor Administrativo Renato Bernardes. O tom do dia foi pautado em palavras de agradecimento pelo empenho, dedicação dos servidores para com o município. Desejos de um feliz natal, de prosperidade, de renovação de esperança, o gosto pela vida, a opção pela paz, o amor pelo próximo e o comprometimento pelo todo também foram proferidos.
image

E o momento mais esperado estava por vir, o bingo das Cinquentinhas disputadíssimas em duas cartelas de bingo. A marcação foi acirrada, servidores Marcelo Henrique da Cunha Silva (Leiturista de Hidrômetro) e Eli José Dias- (Aux. de Serviços e Obras - vigia) levaram para casa o cobiçado bingo. O desejo da autarquia DEMSUR é que tenham sabedoria, usem de gentileza e respeito no trânsito para conduzi-la sempre com saúde.

Comentários nesse artigo

Antônio Mário

No dia 07 de dezembro, quem comemorou aniversario foi Antônio Mário Carneiro.
Parabéns!!!

Liamira

Para comemorar seus 70 anos, Dona Liamira reuniu seus amigos e todos os familiares para uma festa em sua residência.
Parabéns!!!

Antônia Maria

Também no dia 07 de dezembro foi a vez de Antônia Maria Carneiro, comemorar idade nova com amigos e familiares.
Feliocidades!!!

Maria Aparecida e Josemar

Foi realizado no dia 05 de dezembro o enlace matrimonial de Maria Aparecida e Josimar, na Igreja Matriz São José, no distrito de Silveira Carvalho, onde os noivos receberam os cumprimentos.
Felicidades ao casal!!!

 Joaquim

Com o tema "Minions", o pequeno Joaquim comemorou cinco anos, no Garden Festa. Os pais Fábio Laureano e Cristiane, organizaram a festinha, para o pequeno, que recebeu seus amiguinhos para uma grande diversão.
Parabéns Joaquim!!!

João Paulo

No dia 08 de dezembro, foi comemorado o aniversário de 10 anos de João Paulo, filho de Lívia e Théo Torres.
Felicidades!!!

Elisa

Com o tema "Jardim Encantado", a pequena Elisa comemorou um aninho. Os pais Natália Salvato e João Júnior, organizaram a festinha, na casa de festas Casa Blanca, com buffet de Wania Muhhad e decoração de Fly Ballcon.
Parabéns Elisa!!!

 

 

Comentários nesse artigo

Alice

A pequena Alice, filha de Fabrício Leite e Ludmila Xaia, completou dois aninhos no dia 27 de novembro.
A festinha realizada na residência da família, contou com Buffet de Valéria Lisboa e doces e bolos de Dodora Leite.Parabéns Alice!!!

Valentina

Quem comemorou um aninho foi Valentina, filha de Ionara e Hélio Costa.
Parabéns Valentina!!!

Marina e Wanderley

No dia 28 de novembro foi realizado o casamento de Wanderley e Marina. A cerimônia religiosa foi realizada na Igreja Evangélica Quadrangular do bairro Santana.
Em seguida, os convidados se dirigiram para uma bonita recepção que foi realizada na Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro, no mesmo bairro. Felicidades aos noivos!!!

Luiz Gabriel

No dia 28 de novembro, o pequeno Luiz Gabriel, filho de Luiz Gustavo e Patrícia Souza completou mais um ano de vida. 
Com o tema "Homem Aranha", o pequeno se divertiu com seus amiguinhos na festinha que foi realizada no Sítio da Armação e contou com buffet Armação, que preparou inúmeras delícias para os convidados.Parabéns Luiz Gabriel!!!



 

 

Comentários nesse artigo

image

Comentários nesse artigo

Festival Minas com a Corda Toda - 2º Festival Viola Encena de Uberaba será realizado de 11 a 13 de dezembro, na Concha Acústica; as inscrições estão abertas desde esta segunda (16)  e prosseguem até 4 de dezembro

 

 
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, realiza o Festival Minas com a Corda Toda - 2º Festival Viola Encena de Uberaba, visando incentivar a produção musical independente executada com a viola de dez cordas. A organização e realização é da Fundação Cultural.

O evento contará com uma programação de shows musicais de artistas consagrados da música caipira e de artistas regionais. Haverá apresentações de catira e das 24 músicas selecionadas por uma comissão técnico-artística, nas modalidades dupla e solo das categorias instrumental e vocal, com a distribuição de R$ 7.500 mil em prêmios.

 

Inscrições - As inscrições iniciaram neste dia 16 e prosseguem até nesta sexta, dia 4 de dezembro. Poderão se inscrever para participar do Minas com a Corda Toda - Viola Encena, qualquer pessoa que tenha a partir de 9 anos, que residam em qualquer um dos municípios brasileiros. Os participantes podem optar pelas categorias instrumental ou vocal e nas modalidades dupla ou solo. A inscrição é gratuita e pode ser feita somente em uma das categorias e em uma das modalidades com até duas músicas. As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na sede da Fundação Cultural, na praça Rui Barbosa, 356 ou pelo e-mail festivalviolaencena@gmail.com. A inscrição deve ser composta pela ficha, música e letra da música.

Já para se inscrever na categoria vocal, modalidade dupla, um dos membros da dupla deverá obrigatoriamente se apresentar executando a música com a viola de dez cordas, caso sejam selecionados. Os dois membros da dupla podem se apresentar executando a viola de dez cordas, o que não impede que um dos membros da dupla se apresente com outro instrumento.

Serão selecionados 24 trabalhos/músicas de duplas e solos pela comissão de seleção, sendo, 6 trabalhos da categoria instrumental,  18 trabalhos da categoria vocal.

A ficha de inscrição e o regulamento e mais informações estão disponíveis para download no site www.culturauberaba.com.br.

 

Premiação - Serão distribuídos R$ 7.500 mil em prêmios. Na categoria instrumental: 1º lugar: R$ 2.000,00 mais troféu e 2º lugar R$ 1.000,00 e troféu; na categoria vocal (modalidade dupla ou solo): 1º lugar: R$ 2.000,00 mais troféu; 2º lugar: R$ 1.500,00 mais troféu e
3º lugar: R$ 1.000,00 mais troféu. O público elegerá por meio de votação o vencedor do segmento por aclamação pública, que receberá uma viola D'Souza e troféu.

image

 

Maria das Graças Salvador

Comunicação PMU/FCU 17.11.2015

 

Comentários nesse artigo

O Autor

Vanusa é graduada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Minas.

Histórico



Gazeta de Muriaé
HPMAIS