Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/07/2019 às 14h09

Grupo Teatral traz a obra de Ariano Suassuna para Muriaé neste sábado 27/07

Neste fim de semana, o grupo teatral carioca Oráculo Cia de Teatro depois de grande sucesso de crítica e público, vem do Rio de Janeiro para Muriaé apresentar a comédia musical "Torturas de um coração", de Ariano Suassuna no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas.

Únicas apresentações.

          image

SERVIÇO:

Dia: 27 de julho às 20h 

Dia: 28 de julho às 17h. 

Teatro Municipal Belmira Vilas Boas

 Entrada: R$ 20,00 (inteira)  R$ 10,00 (meia)

Classificação livre

Com o grupo: Oráculo Cia de Teatro. 

Elenco: Gilson Gomes, Wagner Brandi, Alisson Minas, Guilherme Oldra, Yan Cailat. Direção de Wagner Brandi.

RELEASE

A curiosidade dessa peça, que é denominada pelo autor como "Entremez para mamulengo", e que inspiraria, alguns anos depois, situações desenvolvidas em sua peça A pena e a lei, esta com três atos. Para esta montagem o diretor Wagner Brandi coloca os atores no lugar dos bonecos de mamulengos, que além de interpretar os personagens, também cantam e tocam instrumentos ao vivo, numa grande fanfarra, ao estilo de Suassuna. A montagem comemora os 23 anos da Companhia Oráculo Cia. De Teatro.  A ideia de Torturas de um coração, surgiu depois que o texto foi apresentado ao grupo pelo diretor teatral, cineasta e jornalista Ipojuca Pontes, que foi colega de redação de Ariano Suassuna. Um vídeo mapping exibindo imagens surpreendentes, integrará ao cenário totalmente feito à mão, inspirado na arte Naif, criado pelo diretor de arte Oswaldo Lioi, onde une o tradicional, o moderno e o popular. Os figurinos de cores vivas e confeccionado artesanalmente, de Simone Aquino, também segue a mesma linha de inspiração.

SINOPSE

A peça se passa na Cidade de Taperoá, onde vive Benedito, Marieta, Cabo Setenta, Afonso Gostoso e Vicentão. Benedito é apaixonado por Marieta e disposto a conquistar seu coração, que ainda é disputado por Vicentão e Cabo Setenta. Ela é uma mulher solitária e sonhadora, vive à espera de um amor forte e valente, ignorando os sentimentos de Benedito. Numa grande artimanha Benedito passa os dois valentões para trás conquistando o coração de sua pretendida. 

Oráculo Cia de Teatro e a pesquisa teatral

A Companhia após sua fundação mergulhou num trabalho de pesquisa até se decidir por sua primeira montagem. Em 1996 monta seu espetáculo de estreia O Assalto, de José Vicente. Participando no VI Festival Carioca de Novos Talentos, realizado pelo RIOARTE, onde recebeu a indicação de Melhor Ator, também
concorrendo à Melhor Espetáculo.

O grupo (O.C.T.) ao longo de sua existência vem desenvolvendo o projeto A Literatura sob o Olhar Teatral que é levar para o palco obras literárias de grande valor, tendo como principal proposta tratar o homem em relação ao mundo em que vive. Já adaptou para o teatro América, de Franz Kafka temporada no antigo Museu do Telephone, hoje OI Futuro, participando do V Festival Veiga de Almeida, recebeu 7 indicações `a prêmio. O grupo durante sua temporada recebeu convites para o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Porto) em Portugal, e para o tradicional Festival de Edimburgo na Escócia. O Capote, de Gogol; O Mandarim,de Eça de Queirós - evento internacional realizado pelo Instituto Camões de Portugal; Uma lenda Quixotesca (adaptação de Dom Quixote); Oh, Nelson Rodrigues, que adoráveis criaturas! , adaptação para o teatro da vida e obra literária de Nelson Rodrigues, realizado no centenário do autor. Ao completar 20 anos de existência o grupo monta o espetáculo Diários marginais: um encontro com Lima Barreto e João do Rio, com dramaturgia e direção dos fundadores do grupo. Esteve na Flip 2017 e se apresentou em festivais e vários equipamentos culturais. A montagem também recebeu um convite para virar roteiro de cinema.

 

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS