Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/09/2019 às 12h36

ATENÇÃO: ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE "CAÇA AO ELEITOR"

Nicélio do Amaral Barros (Historiador e Doutorando em História pela Universidade de São Paulo - USP)

imageEstamos a um ano e dezoito dias das eleições municipais de 2020, que serão realizadas em primeiro turno no dia 02 de outubro do próximo ano. Isso significa, entre outras coisas, que está aberta a temporada de "caça" ou de convencimento a nós, os eleitores. Vá preparando seus números e grupos de whatsapp, páginas do facebook, instagram e de outras mídias sociais na qual você tem conta. Bem como seus olhos e ouvidos, pois de todas as partes começarão a surgir propagandas e boatos a respeito deste ou daquele candidato. O mesmo cardápio de sempre, acrescido agora com o tempero das redes sociais.

Algumas frases de efeito, normalmente velhas conhecidas, certamenterebaterão no nosso cotidiano. Essas frases, também conhecidas como slogans, visam a fortalecer ou anunciar as possíveis candidaturas para o pleito de 2020. Trazem pouca novidade, mas fazem parte do roteiro para a afirmação ou reafirmação de mandatos e daqueles que postulam uma primeira vitória. É preciso dizer que fazem parte do jogo democrático, portanto, estão absolutamente no campo da lei eleitoral. Por outro lado, atuam como chamativos eleitorais naquilo que chamamos de marketing político, e neste sentido, precisam ser olhados e criticados como qualquer outra peça publicitária, onde nem sempre o conteúdo se adequa ao rótulo.

Assim, devemos entender que um slogan pode ter várias funções em uma campanha. Ele pode servir para engajar as pessoas, sendo fácil de memorizar e de ser repetido, ou funcionar como uma assinatura, um resumo daquilo que se pretende comunicar. Os slogans aparecem na campanha, geralmente, em alguma ação publicitária ou no encerramento de um discurso, justamente pela função de memorização e para caracterizar a mensagem do candidato.
O slogan ajuda a diferenciar as propostas e as pessoas. Quando ele é bem feito, também serve de argumento para as conversas, unificando os que pensam daquela mesma maneira. Por isso mesmo, o "bom" slogan deve ser direto e apresentar uma ideia forte, mesmo em poucas palavras. Não adianta o candidato apresentar algo muito amplo, que não comunica nada, ou
seja, um clichê.
Certamente, como a experiência nos demonstra, a maior parte dos candidatos destacará a ideia de renovação ou de voltar a ser forte novamente. Mas haverá aqueles que irão optar por destacar novas ideias ou o fato de estarem "juntos" à população. Os candidatos situacionistas normalmente apresentarão propostas distintas, apostando na expressão "rumo certo" e na manutenção de um governo que vem oferecendo resultados. Aparecerão também os candidatos sem slogan. O que não quer dizer que não o tenha. Neste caso, o
slogan é o próprio nome do candidato, que o julga forte o suficiente para não criar nenhuma frase de efeito.

Como somos seres cheios de imaginação, podemos desde já, fazer um exercício criativo das frases e slogans que inundarão as nossas mentes, ruas e estradas do município no decorrer dos próximos meses. "Por uma Muriaé mais humana e mais feliz", tipicamente de oposição, anunciando as propostas do plano de governo daquela candidatura voltada para o atendimento e cuidado das pessoas. O objetivo, neste caso, seria o de devolver a autoestima aos moradores, com uma gestão mais humanizada.

Já uma candidatura que expressa as realizações pessoais e profissionais do seu titular, mas que coloca o seu nome pela primeira vez em ema eleição, o slogan seria "Muriaé: chegou a hora de cuidar de você". O candidato chamará a atenção do eleitor para estas realizações e diz que já cuidou de muita gente, seja como médico, empresário, advogado, líder comunitário,
religioso, autoridade policial, etc., e que agora chegou a hora de cuidar dos muriaenses.
"Juntos no rumo certo" seria um slogan certamente situacionista, que visa a fortalecer um projeto que está no poder e pretende continuar. Normalmente o uso da expressão "juntos" procura demonstrar o sentido de fortalecimento, de unidade, de uma gestão que governa com as pessoas e para todos. Caso não haja nenhuma denúncia ou caso de corrupção durante a gestão, é comum que o slogan governista também faça uso da expressão "mãos limpas", que significa coibir o ilícito, o desvio de conduta ou qualquer tipo de irregularidade. Slogans como "Pra fazer diferente tem que renovar", "Abrace essa ideia!",
"Muriaé forte de novo", "Ao lado do povo", "Muriaé acima de tudo", também poderão aparecer. Cada um defendendo suas posições e prometendo suas realizações. È o espetáculo da democracia!

E haja cafezinho para aguentar, pois candidatos certamente teremos de sobra!

Autor: Professor Nicélio Barros
Colunista parceiro do Jornal Gazeta de Muriaé. O texto acima foi publicado na edição nº 2.213 de 13 de setembro, disponível nas bancas da cidade e no endereço eletrônico www.GazetadeMuriaé.com.br  no rodpé da página principal.


Gazeta de Muriaé
HPMAIS