Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/06/2020 às 11h17

Atenta à saúde animal, Prefeitura castrou 180 cães e gatos somente em maio

Objetivo da cirurgia é fazer controle da população animal nas ruas e prevenir doenças

Cuidando da saúde também dos animais, a Prefeitura continua realizando cirurgias de castração em cães e gatos em Muriaé. Somente em maio, mais 180 caninos e felinos passaram pelo procedimento na cidade.

 

Deste quantitativo, cem foi realizado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e 80 no castramóvel.

 

O objetivo é diminuir a população de animais de rua na cidade e, consequentemente, reduzir o abandono, ainda mais neste período de isolamento e distanciamento social.

image 

Além disso, este procedimento cirúrgico previne doenças. Entre os benefícios, estão a prevenção da infecção de útero, no caso das fêmeas, e de doenças sexualmente transmissíveis nos animais (como o tumor venéreo transmissível, o TVT, que pode ser adquirido durante a cruza). Quando castrados ainda jovens, as chances de ter câncer de mama em fêmeas e de próstata nos machos são reduzidas em 90%.

 

A Prefeitura segue investindo na proteção animal. Além da castração de milhares de cães e gatos na cidade nos últimos anos - inclusive com a realização de mutirões -, incentivou e apoiou diversas feiras de adoção.

 

O investimento mais recente é a ampliação da equipe de veterinários. Agora, três profissionais – ou seja, mais dois especialistas – fazem cirurgias em caninos e felinos de forma gratuita.

image




Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS