Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/12/2020 às 12h45

Serviços do Crea-MG ficarão suspensos temporariamente

Entre os dias 28 de dezembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021, o Conselho vai interromper as suas atividades para a implantação do Sitac/Versão MG

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai interromper as suas atividades entre os dias 28 de dezembro de 2020 e 03 de janeiro de 2021 para migrar para uma nova plataforma - o Sistema de Informações Técnicas Administrativas (Sitac/Versão MG). Com essa mudança, a partir do dia 04 de janeiro de 2021, todos os serviços do Conselho passarão a ser 100% online.

Nesse período de transição, não haverá atendimento externo e todos os serviços ficarão indisponíveis. "Essa interrupção é necessária para garantir que os dados sejam migrados corretamente. E, assim, o profissional, e a sociedade como um todo, ter acesso a um novo patamar na prestação de serviços por meio do Sitac/Versão MG", detalha o gerente do Departamento de Planejamento, Gestão e Tecnologia, engenheiro mecânico César Paiva. Desde o dia 18 de dezembro, só estão disponíveis o registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) iniciais de obra ou serviço e de algumas certidões. Caso o profissional necessite de algum outro serviço, é preciso que ele se planeje para solicitar após o dia 04 de janeiro do ano que vem. 

Essa transformação digital, iniciada em setembro de 2018, vai representar maior transparência, agilidade e flexibilidade, com menor tempo de espera e necessidade de menos deslocamentos para os profissionais e cidadãos. O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges explica que a decisão pelo digital se deu após um diagnóstico realizado no Crea-MG e a percepção da necessidade da simplificação e modernização de processos pelo uso da tecnologia. Foram trabalhados cerca de 40 bilhões de dados, que foram analisados, saneados e transferidos para o Sitac/Versão MG. "Vamos iniciar um processo de transformação da nossa cultura, a forma de prestarmos os serviços, de atendermos e de nos relacionarmos com os profissionais, as empresas e a sociedade", ressalta Lucio. 

O Sitac/Versão MG também será disponibilizado via aplicativo em fevereiro de 2020, e, além de possibilitar acesso aos serviços, viabilizará consultas de profissionais e empresas, registro de denúncias, entre outras funcionalidades.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS