Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/02/2021 às 09h42

Correios: Muriaé diz 'não' à privatização

Na terça-feira (23/02), o município de Muriaé, localizado na Zona da Mata, se manifestou contra a privatização dos Correios. A proposição, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Afonso Soares Tomaz (PTB), foi apresentada por ele e aprovada pelos integrantes da Casa Legislativa. Com isso, um total de 123 cidades em Minas Gerais já disseram 'não' à venda da estatal, por meio de iniciativas como essa. Esse tipo de ação tem o apoio da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), que busca sensibilizar a população quanto às consequências de uma eventual venda da empresa pública.

Muriaé tem cerca de 110 mil habitantes, de acordo com dados do último Censo. Principalmente nas cidades menores e de médio porte, uma eventual privatização dos Correios pode ter mais efeitos negativos. Em 60% dos municípios do Brasil, somente há os Correios como unidade de representação do governo federal. A presença da estatal nessas localidades é uma forma de garantir aos moradores acesso a serviços e ações de caráter governamental, econômico e social. A empresa pública, por estar presente em todos os municípios brasileiros, é a principal operadora logística do País e atua como agente de integração dessas cidades aos principais polos produtivos, de serviços e econômicos nacionais.
 
Moções já aprovadas

lista completa das cidades de MG que se manifestaram contra a privatização dos Correis está disponível no site da ADCAP Minas. Ao serem aprovadas, as moções são enviadas às autoridades do Congresso Nacional e do Executivo Federal. No site da Associação, também é possível conferir quem são os vereadores que propuseram as iniciativas em repúdio à privatização da estatal. Eles são de correntes políticas variadas, demonstrando que manter os Correios como empresa prestadora de serviços públicos é de interesse de toda a sociedade.
Acompanhe as publicações da campanha Todos Pelos Correios, disponíveis no site www.todospeloscorreios.com.br e nos perfis de redes sociais - FacebookInstagram e Twitter.


Gazeta de Muriaé
HPMAIS