Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/10/2021 às 12h51

CBA apresenta projeto de Produção Sustentável de Bauxita na Zona da Mata em audiência pública

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, às 18h30, será realizada audiência pública para apresentação do projeto "Produção Sustentável de Bauxita na Zona da Mata" da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que integra o processo de licenciamento ambiental de dez direitos minerários nos municípios de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. A sessão é coordenada pela Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri), órgão responsável pelo processo de licenciamento ambiental.

 

Devido à pandemia da Covid-19, todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Programa Minas Consciente e da legislação municipal de Muriaé para prevenção e distanciamento social serão rigorosamente seguidas. Por isso, para garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos, bem como para evitar aglomerações, será realizada em formato virtual, com transmissão ao vivo de Belo Horizonte, e terá um ponto de transmissão em Pirapanema, com capacidade para até 50 pessoas.

 

sessão será transmitida pela página www.cba.com.br/audienciapublica e Rádio Atividade de Muriaé (FM 94,7), que disponibilizará o telefone (32) 3729-7097 para que o ouvinte possa se inscrever para participar, de acordo com o rito estabelecido pela Suppri. O público também poderá se inscrever para pronunciamento via WhatsApp ou SMS (31) 9.9700-6400.

 

Para que todos possam acompanhar a audiência remotamente, a CBA está realizando treinamentos com as comunidades da área abrangida, avaliando o sinal de internet, apresentando o tutorial de acesso à plataforma onde será transmitida a audiência pública e oferecendo transporte para aqueles que, durante as abordagens, demonstraram interesse em assistir a audiência do ponto de transmissão.

 

Esse formato de audiência pública está regulamentado pela Deliberação Normativa nº 225 do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam.

 

O Projeto

O projeto "Produção Sustentável de Bauxita na Zona da Mata" apresenta os planos de atuação para os municípios, bem como o modelo de reabilitação de áreas mineradas, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que estabelece uma relação sustentável entre mineração, meio ambiente e agricultura. O projeto também destaca os programas socioambientais em prol das comunidades onde a CBA está inserida.

 

Este projeto visa a continuidade da operação desenvolvida na região. As áreas em licenciamento neste momento significam a manutenção das ações socioambientais e a continuidade da geração de empregos diretos e indiretos, com a consequente contribuição para a melhoria da produção agropecuária regional.

 

A CBA atua desde a década de 80 na Zona da Mata de forma ética e transparente, contribuindo para a autonomia dos territórios e a conservação do meio ambiente. A Companhia trabalha para ser referência em práticas ambientais, sociais e de governança e acredita na construção colaborativa de um futuro melhor e mais sustentável.

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS