Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/11/2021 às 22h12

IF Sudeste MG esclarece sobre Plano de Retomada das atividades presenciais [COMUNICADO]

O Plano de Retomada do IF Sudeste MG foi aprovado por meio da Resolução nº 44, de 20 de outubro de 2021, do Conselho Superior, que é o órgão máximo de consulta e deliberação de nossa instituição e conta com representantes de todos os segmentos dos campi, dos campi avançados e Reitoria. Além disso, também conta com representantes egressos, sindicais, da sociedade civil e do Ministério da Educação. A aprovação do Plano de Retomada e demais documentos que envolvem o momento de pandemia realizou-se em uma reunião do CONSU que, excepcionalmente, se estendeu por três dias. Foram três dias de amplas e profundas revisões para que se chegasse ao modelo aprovado pelos representantes e aplicado a toda comunidade interna e externa. 

O Plano de Retomada passou por um longo processo de construção, que envolveu encontros virtuais com servidores, estudantes e pais/responsáveis de alunos de todos os campi (de 23 a 31 de agosto). Após a realização das reuniões, o documento inicialmente redigido foi reformulado, tornando-se mais robusto e, após, tendo sido submetido à consulta pública, pelo período de 10 a 26 de setembro. Houve um retorno de duzentas e sessenta e quatro (264) sugestões à consulta, sendo 58,3% de discentes, 17,4% de pais/mães ou responsáveis por discentes menores de 18 anos, 15,2% de docentes e 9,1% de servidores técnico-administrativos. Após passar por uma última revisão, que permitiu a inserção de manifestações e sugestões vindas de nossa comunidade, o Plano de Retomada foi encaminhado ao CONSU para sua aprovação.

Toda alteração foi pensada com segurança e levando em conta os planos seguidos em relação ao acompanhamento da pandemia da COVID-19, como o Plano Minas Consciente do governo do Estado, vigente nos 10 municípios em que estamos presentes e o Plano Juiz de Fora viva, na caso da Reitoria e do Campus Juiz de Fora. O Plano de Retomada também prevê quatro cenários diferentes e as condições de avanço e retrocesso em cada um destes cenários. Parâmetros claros, baseados em critérios científicos e revistos e discutidos quinzenalmente nas reuniões da Comissão Central do Projeto Reencontro.

Ressaltamos que somos uma Instituição que congrega estudantes de várias cidades da Região Sudeste e Centro Sul do estado de Minas Gerais e, nesse sentido, estamos preocupados e atentos com os deslocamentos destes estudantes para seus respectivos campi, frequentemente realizados por transporte público. Diante disto e, preocupados com as particularidades sociais e econômicas dos nossos discentes, temos que pensar em um retorno responsável e inclusivo, a fim de evitar o abandono dos estudos por sua parte.

Em verdade, antes mesmo da elaboração do Projeto Reencontro, em julho de 2020, o IF Sudeste MG buscou lançar editais emergenciais que suprissem as necessidades mais diversas dos estudantes em situação de vulnerabilidade, como o edital de Benefício Emergencial, editais de Auxílio à Aquisição de Internet e de Equipamentos, além de disponibilizar chips pagos de acesso à internet, por meio do Projeto Alunos ConectadosNão obstante, promovemos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão (55 projetos) com 475 servidores e alunos envolvidos, que representaram um investimento de 738 mil reais, que beneficiaram mais de 600 mil pessoas direta e indiretamente. Promovemos ações que tinham como objeto desde o fornecimento de equipamentos para profissionais de saúde e máscaras, até cestas de alimentos e kits de higiene aos necessitados. Isso contando somente os dados de 2020. Nunca estivemos parados, ao contrário, temos trabalhado mais do que nunca.

Reforçamos que somente retornaremos totalmente às atividades presenciais à medida que os critérios de avaliação avançarem de maneira que isso seja um passo seguro para todos.

Fonte: Foto: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS