Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 05/02/2016 às 15h17

Novos procedimentos para pessoas desaparecidas

05/02/16 - Polícia Civil de Muriaé tem nosos procedimentos para casos de pessoas desaparecidas.
A partir desse mês de janeiro, o Núcleo de Homicídio da 4ª DRPC sob comando do Delegado Dr. Rangel Martino de Oliveira Paiva, passa a contar com um tratamento especializado para os casos de pessoas desaparecidas, modelo este já utilizado por Belo Horizonte e incentivado pelo titular.

De acordo com portaria a ser baixada pelo Delegado Regional, Alessandro Amaro da Matta, no ato da lavratura do Boletim de Ocorrência, o solicitante deverá preencher um formulário com informações da vítima, uma autorização para divulgação da imagem da mesma, além de um termo se comprometendo a informar, se o procurado fizer qualquer tipo de contato.
Segundo o delegado Rangel, o número de ocorrências é bem pequeno em relação ao porte da cidade de Muriaé, já que muitos casos não chegam a realmente se confirmar.

- A primeira coisa a se fazer é o registro do REDS, antigo Boletim de Ocorrência.
- Não é necessário esperar 24 ou mesmo 48 horas para procurar a Polícia Judiciária. 
- Os familiares, amigos devem procurar ajuda o quanto antes, tão logo tenham informação do desaparecimento.

A maioria dos casos gira em torno de vulneráveis, que são crianças, idosos e pessoas com alguma deficiência mental. Uma dica seria colocar identificação com endereço e número de telefone, em camisas, mochilas, para que em caso de desaparecimento, quem os encontrar, possa fazer contato.

Compartilhar fotos de desaparecidos não é crime, mas, a família deve ser consultada e quando o caso for resolvido também deve ser divulgado para facilitar o trabalho da polícia.

Colaboração: Danielle Bittar (Flash Policial)

Fonte: Imagem meramente ilustrativa da WEB



Gazeta de Muriaé
HPMAIS