Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/08/2016 às 22h53

Ações de limpeza urbana prosseguem, mas é preciso a participação da população

25/08/16 - A Divisão de Limpeza Urbana (DLU) do Departamento Municipal de Saneamento Urbano-DEMSUR realizou na manhã de terça-feira (23) a remoção de entulho em um terreno na Rua José Máximo Ribeiro, entrada do bairro João XXIII. Do local foram removidos pela equipe cerca de 40 toneladas de resíduos. O responsável do terreno em questão foi procurado pelo setor de fiscalização da autarquia, notificado, e orientado a manter o mesmo nos requisitos ideais de limpeza e cercamento conforme a Lei Municipal 4467/13.
image

A área em questão coberta de resíduos da construção civil, sem cercamento, facilitava o descarte irregular feito por carroceiros.
image
Coleta feita é hora de colocar a lona ou tela e transportá-lo para áreas aptas para o recebimento. No município entulhos Classe "A" é reutilizado na recuperação de estradas de chão, a exemplo a que dá acesso ao aterro municipal.

Serviço
Como forma de combater o descarte irregular de resíduos é preciso uma parceria entre o poder público e sociedade, com a participação direta das comunidades na gestão de soluções. O DEMSUR oferece serviço gratuito de remoção de entulhos, porém, o serviço cobre apenas pequenas reformas. Obras que gera grande volume, o responsável deve contratar o serviço particular de caçamba que dará o destino adequado ao entulho. Para o Diretor de Limpeza Urbana, Alcemar Felizardo, que acompanhou a ação, a necessidade de se elaborar um Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil torna-se cada dia mais necessário no município.

O descarte de resíduos de forma irregular em via pública sobrecarrega o sistema de limpeza pública no município. Apesar dos resíduos serem vistos como resíduos de baixa periculosidade, seu impacto é causado pelo grande volume gerado e sua disposição irregular pode gerar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública.
image

Outra ação importante ação da autarquia na semana foi a varrição na BR 356 entre o trevo da Chevrolet e Porto, deste trecho foi recolhido pela equipe uma média de 150 sacos de resíduos gerados pelo serviço.

Saindo das imediações do centro, nesta quinta-feira (25), contratados da equipe de capina seguiu em direção "morro do castelo" para fazer a limpeza das vias na região. Amanhã, sexta-feira (26) estará presente na Dejair Dias de Carvalho fazendo a limpeza na referida rua. Enquanto isso outra ação estará acontecendo no loteamento Boa Vista (Dr.Rubens), o mutirão de varrição. O mutirão acontece em bairros que não possuem o serviço semanalmente.
image

O DEMSUR pede:
Colabore com a limpeza de nossa cidade e o meio ambiente destinando corretamente os entulhos gerados em sua obra assim como o lixo produzido. Denuncie irregularidades, ligue "115" ou "3728-2491" - Central de Atendimento ao Público DEMSUR.

Bairro limpo, vida saudável!         



Gazeta de Muriaé
HPMAIS