Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/09/2016 às 17h39

Moradores jogam lixo em córrego e recebem lama em casa durante chuva forte

Lixo jogado em córrego entope rede, resultado, córrego transborda e inunda casas. Fato ocorrido na última chuva que caiu no município

23/09 - A última chuva forte que caiu no município de Muriaé na noite de segunda-feira (19) trouxe danos aos moradores da Rua Dona Maricas situada no bairro Prefeito Hélio Araújo, antigo Bico Doce. O córrego que corta a região transbordou invadindo os fundos de algumas casas, desde então equipes da Divisão de Águas e Esgotos do Departamento Municipal de Saneamento Urbano-DEMSUR entraram em ação. O problema estava no lixo, entulho trazido pelas águas do referido córrego jogado indiscriminadamente por moradores da região foi se acumulando na rede que se encontra em um beco de servidão.
image image
O difícil acesso a rede que se encontra debaixo de casas construídas de forma irregular, ou seja, em cima do beco, demandou quatro dias de trabalho para o qual foram usados um caminhão hidrojateador e uma retroescavadeira usada para puxar troncos de árvores e madeiras que se encontravam dentro da rede. Bolas, calçados, lata de tinta, tubos de PVC, lona, grande quantidade de Pets estavam também no lixo removido da rede.

image imageEm relato, a moradora Adriana Pereira da Silva que teve sua casa invadida pela água se diz indignada com a falta de educação de quem usa o córrego para descartar lixo. Diante do fato ocorrido, o DEMSUR realizará um trabalho preventivo de educação ambiental junto aos moradores da região pelas próximas semanas. O trabalho de conscientização já vem sendo desenvolvido em escolas no município.

A conservação e manutenção das redes é um cuidado diário e de responsabilidade de todos, evita problemas como entupimentos, inundações e preserva o meio ambiente, pois tudo que é lançado na rede tem como destino final os cursos d'água.   



Gazeta de Muriaé
HPMAIS