Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/01/2017 às 09h17

Prefeito de Cataguases inaugura Serviço Municipal de Atendimento Especializado (SEMAE)

Em apenas 19 dias como prefeito de Cataguases, Willian entregou oficialmente à população da cidade, nesta quinta-feira, uma unidade de Saúde. O Serviço Municipal de Atendimento Especializado (SEMAE) irá funcionar no prédio do antigo Pronto Socorro Municipal, com todas as especialidades médicas, instaladas anteriormente na Policlínica.

"O local ainda irá abrigar outras especialidades que estão sendo contratadas para ampliarmos os serviços médicos no município", adiantou o secretário de Saúde de Cataguases, Eliermes Teixeira de Almeida. "Nesta nova unidade, a Prefeitura também vai ceder um espaço para que atendimentos de consultas e exames complementares feitos pelo Cisum sejam realizados", complementou.

O SEMAE vai contar com as seguintes especialidades: Ginecologia, Ortopedia, Dermatologia, Urologia, Pneumologia, Nefrologia, Cardiologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Angiologia, Pediatria, Endocrinologia, Otorrinolaringologia e Neurologia. Também serão oferecidos os exames de Ultrassonografia, Ecocardiograma e Eletrocardiograma.

image image
O prefeito Willian salientou sua preocupação com a funcionalidade da rede de Saúde e atendimento aos usuários. "Queremos a melhoria do sistema como um todo e o SEMAE deverá atender a essa demanda por especialidades médicas", disse. Dotar o setor com equipamentos de ponta para atendimento à população será um dos desafios da atual gestão, destacou também o prefeito. Conforme relatou, todo o empenho será realizado para que o trabalho tenha êxito. "Vamos nos empenhar ao máximo para melhorar a estrutura da Saúde de Cataguases", reforçou.

Para o secretário de Saúde, as dificuldades existentes no país e os poucos recursos destinados ao setor são inúmeros. Eliermes lembrou do trabalho intenso para a recuperação de unidades de saúde na cidade que foram encontradas em estado de depredação, enquadrando o prédio interditado da Policlínica Municipal, principalmente, nessa situação. "O desafio é grande e o trabalho vai ser intenso", acrescentou.

 image image
Prestigiaram a inauguração os secretários municipais de Saúde, Eliermes de Almeida, de Esportes, José Vitor Lima, de Administração Cláudia Aline, da Cultura, Fausto Menta, Assistência Social, Mirilane Licazali, o chefe de gabinete João Paulo Vairo, o presidente da Câmara Municipal Michelangelo de Melo Correa, os vereadores Mauro Ruela, Rogério Ladeira, Gilmar Canjica, Vinícius Machado, Henrique Oliveira Thurram, Marquinhos do Açougue, Rafael Moreira, Betão do Areão, o procurador geral da Câmara, Ricardo Spínola, diretor da Câmara Municipal, Antônio Beleza, o provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Junior, a diretora da Regional de Saúde, Aline Santos de Almeida, o prefeito de Itamarati, Hamilton Moura, o prefeito de Dona Euzébia, Nenzinho, entre outras autoridades.

Foram entregues Certificados de Honra ao Mérito aos servidores que se empenharam para que a obra de revitalização do local fosse dinâmica e concluída em curto espaço de tempo. São eles: Albert dos Santos, Josimar Martins, Célio de Souza Landes, Ângelo Célio Dias, Gilberto Almeida Moreira de Souza e Erik dos Santos Cristiano.

 image image

Histórico

O prédio que hoje abriga o Serviço Municipal de Atendimento Especializado foi doado ao município pelo governo do Estado de Minas para a construção e implantação do serviço de Radioterapia. Conforme informações da administração municipal anterior, o Instituto Oncológico, de Juiz de Fora, seria o responsável por toda a obra de infraestrutura.

 "Tendo em vista que até o momento não há programação para o início da referida obra e, ainda, diante da interdição da Policlínica Municipal Dr. José Júber Ribeiro, desde o ano passado, a gestão atual tomou importantes decisões", lembrou Eliermes de Almeida. Segundo ele, uma delas foi avaliar as condições do prédio da Policlínica, enumerando os serviços que devem ser executados para sua total recuperação. "Como a previsão para conclusão dos serviços necessários alcançariam cerca de 90 dias, não podíamos esperar todo esse tempo para retomar os atendimentos à população que estavam parados", explicou.

Diante da situação, conforme ainda relata o secretário de Saúde de Cataguases, outra medida foi verificar as condições em que se encontrava o prédio do antigo Pronto Socorro. Ao se constatar a sua ociosidade e ainda o início de um processo de deterioração por estar fechado, o prefeito Willian assim que assumiu a gestão determinou que fosse realizado um levantamento completo das condições físicas da unidade, além do tempo necessário para entrega do local revitalizado. "Como a previsão estimada pelo setor de Obras foi de 15 dias, os anseios da administração estavam atendidos e, imediatamente, o prefeito deslocou toda a equipe necessária da Prefeitura para iniciar os trabalhos."

O Serviço Municipal de Atendimento Especializado chega como importante reforço à Saúde, destaca Eliermes. Como medida de prevenção, por exemplo, no local também vão ser destinadas duas salas para o serviço de hidratação, atendendo ao plano de contingência da dengue. Em caso de um possível surto da doença, explica o secretário, o espaço será utilizado para dar suporte ao Hospital de Cataguases.
image



Gazeta de Muriaé
HPMAIS