Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/02/2017 às 20h10

Mannarino: 87 anos distribuindo informação, cultura e entretenimento

Agencia de Jornais e Revistas Mannarino encerra um ciclo de 87 anos de história e três gerações ao fechar suas portas neste domingo 19 de fevereiro.

Desde 1931 no centro de Muriaé a história da Agencia de Jornais e Revistas Mannarino, começou com a banca do Sr. Emilio Mannarino e depois ao longo da história, a empresa passou para as mãos da Sra Léa que trabalhou até o dia de sua morte aos 26 de agosto de 2006.

Emilio Mannarino, filho da Dona Léa, começou a circular pela empresa desde os 6 anos de idade, seguindo os mesmos passos da família. Quando sua mãe instalou uma banca de metal na praça João Pinheiro ele aos 10 anos de idade começou a trabalhar de fato ajudando nos mais variados serviços.

Pode se dizer que dos seus 46 anos de idade 40 foram dedicados à Agência de Jornais e Revistas Mannarino, gerando empregos diretos e indiretos, tendo sob sua direção e responsabilidade a Loja Matriz, localizada em prédio próprio na Rua Capitão José Justino e mais três bancas filiais instaladas nas principais praças da cidade: João Pinheiro; Cel. Pacheco de Medeiros e Praça do Trabalhador no bairro da Barra.

imageAs bancas de jornais, tem por característica se tornar ponto de encontro de políticos, celebridades, empresários, trabalhadores, cidadãos comuns, adultos e crianças, enfim, todos os amantes da leitura, e do mundo globalizado de opiniões e críticas que ela enseja, sem distinção. A informação precisa, indicadores econômicos, os campeonatos de futebol, novelas, fofocas, ou prazer em "degustar" textos escritos pelo autor predileto ou autores de várias escolas e pontos de vista distintos, onde a polêmica e discussões entre os leitores, ali mesmo na banca, sempre encontra espaço para o bom senso.

A distração com jogos culturais para adultos e também para as crianças descobrirem um mundo de aventuras no mundo do faz de conta ou nas divertidas histórias em quadrinhos, movimenta o imaginário e contribui para o pensamento crítico na formação de cidadãos.

A Banca de Jornal Mannarino se tornou um centro cultural dos mais democráticos, ao alcance de todos, onde o leitor faz a escolha do que mais interessa e do "produto", ou da obra que tem mais afinidade para leitura. Quanto aos jornais, uns leitores gostam de notícias locais, outros, dos estados,  outros de notícias nacionais e internacionais, outros ainda são fiéis leitores da mesma marca. Como se o escritor e o leitor mantivessem um diálogo sem fim. A exemplo disso temos a Coluna Um, marcante na página 2 deste semanário, que leva a assinatura do nosso Mestre Luiz Gonzaga em seus textos maravilhosos.

Lembro-me de Dona Leia que, ao me vir atravessar a rua, já separava meus jornais prediletos e sem se esquecer de minha filhinha, dizia: -"e pra essa mocinha linda, (citava o nome dela) chegou mais um número da revistinha nova que ela gosta"! Ela sabia o nome de cada um, de cada leitor e de cada leitora, e isto tornava mais prazeroso ainda visitar a banca aos domingos de manhã. Gesto este que o Emílio tão bem preservou junto com seus colaboradores.

Entretanto é com tristeza, mas ao mesmo tempo com alegria de ter vivido todas estas e muitas outra experiências maravilhosas que a Agência de Jornais e Revistas Mannarino encerra com chaves de ouro um ciclo de 87 anos de história. Saindo de cena de cabeça erguida, com a sensação o orgulho e a certeza do dever cumprido. Os motivos? Estes são particulares e não cabe a nós, julgar.
Apenas dizer Muito Obrigado Família Mannarino! Vocês nem imaginam o quanto contribuíram para o desenvolvimento cultural de Muriaé, nesses 87 anos e três gerações a serviço da cultura e informação é muita coisa!. A quantidade infinita de crianças que aprenderam, ou desenvolveram a leitura com o "produto" que vocês serviram com tanta eficiência durante 87 longos anos de existência, não tem preço.

Quantas madrugadas de sábados, domingos e feriados recebendo mercadoria, dobrando, empilhando jornais e revistas, para deixar tudo prontinho na manhã seguinte, para acolher os leitores famintos pelo conhecimento!

Muito Obrigado por tudo!

Vai ficar uma sensação de vazio? Vai sim! Mas nem tudo estará terminado. Fica o legado de um trabalho, de uma história de sucesso!

O recomeço e a continuidade desta história, será contada e escrita daqui para frente pelos nossos guerreiros, empreendedores e amigos: Michel Feres na Banca da Praça João Pinheiro; João Paulo na Banca da Praça Cel. Pacheco de Medeiros e; Obinha e seu irmão na Banca da praça do Trabalhador na Barra que assumiram a responsabilidade e o compromisso de continuar esta história que não pode ter fim.

A família Gazeta de Muriaé agradece pela confiança, parceria, amizade e pelo respeito ao nosso semanário que também atravessa gerações.

Emílio Mannarino, Muito Obrigado! 

Autor: Fernando Calais - farmacêutico



Gazeta de Muriaé
HPMAIS