Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/04/2017 às 11h04

Governo do Estado divulga resultado de edital de audiovisual

Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), divulgou o resultado do Edital para Desenvolvimento de Roteiros.
O concurso, realizado com verba da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), selecionou 16 propostas nas categorias ficção, animação e documentário, que receberão investimento total de R$ 1,5 milhão, conforme tabela abaixo:O concurso teve número recorde de inscrições, com crescimento acima de 50% no número de propostas apresentadas, em comparação com o ano anterior, subindo de 137 para cerca de 210.Duas comissões técnicas foram formadas para análise das propostas: uma que avaliou os projetos de longas-metragens e outra para séries de TV. Participaram das equipes representantes da sociedade civil, da Secretaria de Estado da Cultura, Rede Minas, Codemig, Sebrae, BNDES, Câmara da Indústria do Audiovisual da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Brasil Audiovisual Independente.

Prodam: política estadual em prol da cultura

O Edital para Desenvolvimento de Roteiros faz parte das iniciativas do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), lançado em maio de 2016, reunindo representantes de instituições privadas, setoriais, órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Estado de Minas Gerais.
A rede de cooperação atua como um elo de forças em prol do impulso à formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual mineiro, colocando em uma mesma direção ações diretas e dinâmicas com todos os atores atuantes.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig ao audiovisual integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado.
Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões em iniciativas de fomento, fortalecimento e valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.

Veja as sinopses dos projetos contemplados: 

CATEGORIA LONGA-METRAGEM – FICÇÃO

1 - Casa de Alvenaria
Filmes de Plástico

O filme retrata Carolina Maria de Jesus, famosa escritora negra brasileira, à época do
lançamento de seu primeiro livro, Quarto de Despejo (1960).

2 - O Silêncio das Ostras
Tempero Filmes

A solidão de uma menina de 11 anos que vive em uma vila numa área de mineração.
Em um ambiente marcado por pobreza, machismo e abusos de poder, ela tem queaprender a lidar com inúmeras perdas.

3 - Não Abuse
Quimera Filmes

A história de Tina, garota que foi abusada sexualmente pelo padrasto, o enfrentou e deu a volta por cima.

4 – Norma
Entre Filmes

Norma acompanha a personagem-título durante os cinco dias mais turbulentos de sua vida, quando tem que lidar com a doença da mãe, a dependência do marido e uma chance de redenção.


CATEGORIA LONGA-METRAGEM – DOCUMENTÁRIO

1 - Welles em Ouro Preto
Laura Gontijo de Godoy

O projeto se debruça sobre a lendária – e misteriosa – passagem do cineasta americano Orson Welles pela cidade de Ouro Preto, em 1942.

2 - Coração da Terra – Yvy Mbytere
José Guilherme Cury Pansanato

A partir do desejo do cineasta guarani Alberto Alvares, o documentário irá percorrer algumas aldeias para reconstruir, através da memória dos sábios Guarani, o território que eles chamam de "coração da terra".

CATEGORIA LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO

1 - Minas de Todo Delírio
Tânia Cristina Cançado Anaya

A comédia histórica, realizada em animação em modelagem, retrata um improvável casal: Chica da Silva, nascida escrava, e o poderoso contratador de diamantes, João

Fernandes de Oliveira.

Orquestra Vazia
Maria Leite Fontes

A obra acompanha Luíza, uma mulher que busca, nos agitos da noite, respostas para suas angústias.

CATEGORIA OBRA SERIADA DE FICÇÃO

A Santa do Bordel
Pedro Carvalhaes Vieira

Numa conservadora cidade mineira, uma carola, que sonha virar santa, herda um bordel. Tentando mudar a natureza do negócio, acaba por rever seus valores morais e descobrir sua sexualidade, em uma metáfora das revoluções do Brasil e do mundo, ocorridas em 1968.

Cores da Cidade
Lumiart

Durante suas viagens pelo interior de Minas Gerais, o palhaço Charlie e sua disfuncional família circense lutam para manter vivo seu tradicional circo, enfrentando os desafios de novos tempos e de um mundo que agora os rejeita.

Até Prova em Contrário
Dromedário Cinema e Vídeo

Dois homens de origens e trajetórias bem distintas travam uma batalha em busca de justiça que tarda e pode não chegar.

Desativados
Fernanda Correa de Araujo

Durante as filmagens em um hospital psiquiátrico desativado, a equipe de jornalistas é transportada de volta à época em que o manicômio estava em pleno funcionamento.
Agora, eles são os pacientes.

CATEGORIA OBRA SERIADA DE DOCUMENTÁRIO

Brasil Hip Hop
Sabotage Filmes

A série conta a história da cultura Hip Hop. Dez episódios registram e revelam a força deste movimento artístico no país e potencializam a produção do Hip Hop atual.

Falcoaria – Missão Brasil 
Bezouro Comunicação Cine Video

Por meio do personagem Kadu, falcoeiro e biólogo, a série aborda o universo da falcoaria no Brasil, revelando uma primordial relação do homem com o pássaro.

CATEGORIA OBRA SERIADA DE ANIMAÇÃO

Cosmo, O Cosmonauta
Solo Filmes Eireli

A série infantil traz as aventuras de Cosmo, um garoto que adoraria ter um bichinho de estimação, mas não pode devido ao regulamento do seu prédio. Por isto, ele embarca em uma aventura intergaláctica em busca de uma criatura com quem possa dividir seu beliche.

Cabeça de Ovo
API Produções Artísticas e Audiovisuais

Cabeça de Ovo é um garoto introspectivo, mas seus problemas do dia-a-dia se tornam aventuras inimagináveis. Seus amigos Lico, Rafa e Pinduca participam das histórias repletas de alienígenas, ciência e rock progressivo.

Fonte: Agência Minas



Gazeta de Muriaé
HPMAIS