Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/05/2017 às 10h15

Consumidor mineiro está com menos dívidas em atraso, revela pesquisa do Conselho Estadual de SPC

Inadimplência das empresas segue alta, mas em ritmo menor.

18 de maio de 2017 - O número de dívidas de pessoas físicas no Estado registrou queda de -3,26% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2016. A informação é do Indicador de Inadimplência do Conselho Estadual de SPC de Minas Gerais. "A injeção de R$ 34 bilhões na economia, em função dos recursos do FGTS, tem possibilitado que boa parte da população utilize o benefício para regularizar suas pendências e diminuir o número de dívidas", afirma Bruno Falci, presidente do SPC Brasil e do Conselho Estadual de SPC de Minas. Ainda de acordo com os dados, no recorte mensal (Abr.17/Mar.17), a retração foi de -1,56%.

Na aspecto gênero do devedor anual (Abr.17/Abr.16), a queda no número de dívidas foi maior entre os homens (-3,96%), enquanto a retração dos débitos do público feminino foi de -3,05%. Na análise por faixa-etária, a maioria das dívidas registradas no SPC Brasil ocorre entre as pessoas acima dos 50 anos (35,33%). "São os responsáveis financeiros pelas famílias, que sentem mais no bolso os reflexos do aumento do custo de vida. Muitos, inclusive, vivem apenas com a renda da aposentadoria", explica Falci.

Número de dívidas das empresas mineiras também desacelera

Em Minas Gerais, o número de dívidas em atraso de pessoas jurídicas cresceu +5,42% em abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016. "O número de dívidas está seguindo a mesma tendência do número de empresas devedoras, com desaceleração do crescimento. Em abril de 2016 esse índice alcançou +17,93%", ressalta Bruno Falci.

Ainda de acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito das CDL's de Minas Gerais, na comparação mensal (Abr.17/Mar.17), o número de dívidas em atraso apresentou leve crescimento de +0,72%. No mesmo período de 2016, o resultado foi de +1,29%

Metodologia - Os indicadores de inadimplência apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e as CDL's de Minas Gerais têm acesso.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS