Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/06/2017 às 09h46

PRÓ-MORADIA entrega residência adaptada para uma cadeirante em Muriaé

Neste domingo (25/06) o Bairro Padre Tiago esteve em festa, a comunidade se reuniu com lideranças do Pró Moradia para entregar uma casa especialmente adaptada para uma das moradoras que a dois anos sofreu acidente no trabalho e ficou paraplégica cadeirante. A casa em que morava no bairro ficava situada na parte de desnível da rua e sua locomoção era praticamente impossível devido às dificuldades inertentes. Os dirigentes do Pró-Moradia agiram rápido cedendo a ela uma casa que é usada como ponto de apoio até que algo mais pudesse ser feito. VÍDEO: DEPOIMENTO DE WILTON CORREA SOBRE PADRE TIAGO E PRÓ-MORADIA
image
Numa parceria inédita com professores e alunos do curso de arquitetura da Unifaminas foi construída uma casa totalmente adaptada com acessibilidade a todos os cômodos onde a nova moradora terá autonomia desde o passeio público até o quintal em sua cadeira de rodas, sem degraus e com portas largas permitindo autonomia em sua locomoção. As chaves da nova residência foram abençoadas em Santa Missa festiva na Igreja do bairro com presença da comunidade e amigos do Pró-Moradia.
image
O Projeto Pró-Moradia é uma organização sem fins lucrativos criada em Muriaé (MG) no ano de 1992, por seu idealizador, Padre Tiago Prins, com a missão de oferecer acesso à moradia a famílias de baixa renda. O Obras Sociais Pró-Moradia completa 25 anos de existência em 2017, colhendo frutos na formação social de comunidades, construindo dois bairros em Muriaé, Padre Tiago e São Joaquim, chegando à impressionante marca de 818 casas populares entregues. São 818 famílias carentes tiradas da condição de pobreza para uma vída digna, no seu próprio Lar, sem mensalidades. 
image
SEJA UM DOADOR DO PRO-MORADIA ACESSE AQUI CONHEÇA MAIS E SAIBA COMO DOAR
image
image
COMISSÃO ORGANIZADORA DO PRÓ-MORADIA RECEBE AS BENÇÃOS DO PADRE DURANTE A MISSA
imageimage
image
O Tesoureiro do Pró-Moradia, Sr. Dario falou das dificuldades financeiras, agradeceu aos doadores que sempre contribuem para a continuidade do projeto e convida os interessados para doar qualquer quantidade. Ele lembrou que as doações podem ser feitas via carnê e ou em depósito bancário. Quem puder pode doar uma casa inteira no custo de R$4.800,00 ou qualquer outra quantia.
image
Professora Regina Varella, falou sobre a participação dos alunos do curso de arquitertura da UNIFAMINAS, na elaboração do projeto da casa adaptada e também na consultoria prestada por alunos e professores elaborando projetos para aqueles moradores que tem interesse em ampliar suas residências, uma vez que as casas do Pró-Moradia tem inicialmente 40m² de área construída em terrenos de 150 a 200 m². Segundo ela, os alunos atendem aos moradores como se fossem clientes passando informações e apresentando projetos viáveis, sempre com orientação dos professores do Centro Universitário UNIFAMINAS.
image
O professor e Vereador Jair Abreu apesar de não fazer questão de aparecer neste sentido, é um doador permanente de duas casas por ano ao Pró-Moradia. Na condição de amigo e admirador do trabalho de Jair Abreu, quebro aqui seu anomimato, divulgo que ele é um doador, para que seu gesto sirva de exemplo a outros políticos e empresários de Muriaé e do Brasil.

Autor: Fernando Amaral de Calsis



Gazeta de Muriaé
HPMAIS