Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 01/09/2017 às 17h43

Assembleia Popular em Rosário de Limeira reivindica demarcação da Serra do Brigadeiro como território livre de mineração

Ocorreu nesta quinta-feira, (31), uma assembleia popular da mineração na comunidade de Ancorado, em Rosário de Limeira. Com ampla participação da comunidade, os participantes puderam aprofundar o debate sobre os impactos da mineração e planejar ações que avancem no fortalecimento da organização e da luta contra o avanço das mineradoras.

A assembleia popular foi planejada pela _Comissão de Enfrentamento à Mineração na Serra do Brigadeiro_, uma articulação que envolve movimentos populares, sindicatos e pastorais da região. A abertura foi realizada por Eduardo Alcântara, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão de Monte Alto, São Sebastião da Vargem Alegre e Rosário de Limeira.

"Estamos em um momento difícil da conjuntura do nosso país, principalmente, para nós trabalhadores rurais. É o ataque aos direitos trabalhistas, o desmonte da previdência e ainda tem a mineração chegando para nos atormentar. Precisamos está cada vez mais fortalecido, organizados e dispostos a lutar pelos nossos direitos. " Afirma Alcântara.

imageDurante a abertura foram acolhidas as comunidades presentes, além de Rosário de Limeira, participaram representantes dos municípios de Ervália, Miradouro, Muriaé, São Sebastião da Vargem Alegre e Viçosa.

Após apresentação das comunidades presentes foi a vez de Reinaldo Barberine, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), iniciar os debates introduzindo a questão da mineração e relembrando momentos de lutas contra as mineradoras na região.

"Desde a década de 80 nós lutamos contra a mineração e pelo fortalecimento da agricultura familiar, do turismo comunitário e da conservação ambiental. Tivemos vários momentos importantes que marcaram nossa trajetória, mas é preciso que retomemos nossa articulação devido à essas novas ofensivas das mineradoras. " relembra Barberine.

Para Luiz Paulo Siqueira, da direção estadual do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), o momento é de intensificar a luta contra o capital mineral. "A assembleia Popular hoje é um momento de formação e preparação, para que consigamos organizar o nosso time a enfrentar esse projeto que nada tem a nos oferecer. É preciso derrotarmos a narrativa da empresa e da prefeitura de que não há o que fazer, não há motivo para pessimismo, e a história nos demonstra, quando o povo decide tomar as rédeas da história por suas próprias mãos não há quem o impeça! E aqui nós já decidimos, a região da Serra do Brigadeiro vai ser demarcada como um território livre de mineração! "

*Próximos passos*

Uma das propostas de encaminhamento surgiu após a intervenção de Dona Ninica, moradora da comunidade de Santo Agostinho. "Estou gostando muito da assembleia, mas eu quero mesmo é que a gente faça uma grande manifestação em Limeira, para deixar claro para essa mineradora e para a prefeitura que aqui não é espaço para mineração! " Provocou Ninica.

A Assembleia Popular da Mineração encaminhou várias ações que dão continuidade na luta, entre eles o fortalecimento da organização, realização de audiência pública na câmara municipal, intensificar o trabalho de mobilização nas comunidades e construir um grande ato público nas ruas de Rosário de Limeira. 



Gazeta de Muriaé
HPMAIS