Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/06/2018 às 10h21

Programa "Educação para Cooperar" vai beneficiar centenas de alunos muriaeenses

Parceria entre Prefeitura e Sicoob contempla sete escolas da rede municipal, promovendo cooperação entre alunos e professores

Cerca de 970 alunos de sete escolas da rede municipal serão beneficiados com o Programa "Educação para Cooperar". A adesão ao projeto, realizado por meio de parceria entre Sicoob Credisudeste e Prefeitura e coordenado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), aconteceu na manhã de quinta-feira (14), com apresentação para pedagogos e diretores no Grande Hotel Muriahe. O objetivo é difundir a consciência e a cultura da cooperação para os professores e estudantes no ambiente da escola, na família e na comunidade, por meio de ações de incentivo à leitura e oficinas pedagógicas.

"Educação para Cooperar" é uma proposta pedagógica que se baseia na relação ensino-aprendizagem, construída a partir de valores que embasam a doutrina do cooperativismo, como: justiça social, solidariedade, participação, liberdade, igualdade, equidade e autonomia.

O programa de educação cooperativa teve início em abril, em Belo Horizonte, com capacitação para a coordenação do programa em Muriaé, e prossegue na cidade até março de 2019. Durante esse período, serão realizadas ações voltadas para a leitura, introdução de texto, oficinas pedagógicas, seminários e exposições dos trabalhos feitos pelos alunos, nas escolas municipais Doutor Antônio Canêdo, Cléria Ticon Carneiro, Clara de Castro Rogério, Professora Elza Rogério, Professora Stela Fidelis, Sérgio Lúcio Fernandes do Amaral e Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic).
image

"É um trabalho que promove o envolvimento dos estudantes, dos professores, dos profissionais e parceiros para melhoria da escola, família e da comunidade", diz a coordenadora do programa na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, professora Maria de Fátima Barbosa. "A proposta do projeto vai ao encontro do plano pedagógico que já vem sendo desenvolvido em Muriaé. As parcerias firmadas vão aprimorar a educação e consciência crítica dos estudantes muriaeenses", completa a secretária da pasta, Maria da Conceição de Souza, a Nininha.

 



Gazeta de Muriaé
HPMAIS