Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/06/2018 às 10h52

Em Muriaé: Profissionais da Educação Especial passam por capacitação

Objetivo do encontro foi aprimorar trabalho pedagógico realizado com estudantes com necessidades especiais da rede municipal

Cerca de 80 estagiários, que atuam como profissionais de apoio da Educação Especial da rede municipal de ensino, participaram de capacitação na quinta-feira (14), no Centro Administrativo. A ação debateu sobre o trabalho realizado com as crianças com deficiência intelectual e outras síndromes, a fim de aprimorar o atendimento pedagógico a esses alunos. 

Marcela Menezes faz estágio como profissional de apoio da Escola Municipal Ermyro Teixeira de Siqueira, no distrito de Vermelho. Segundo ela, o encontro foi importante para auxiliá-la no atendimento a uma aluna com necessidades especiais. "A capacitação me ajudou a esclarecer dúvidas sobre o trabalho que realizo em sala de aula com uma criança com necessidades especiais. Mostrou de que forma fazer para aprimorar esse trabalho", diz. 

O conteúdo foi repassado pela coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Pollyana Matos e pela coordenadora do Setor de Creches da pasta, Renata Rheim. No encontro foram apresentados o termo de responsabilidade deste profissional, como o cuidado com alunos, importância da parceria com os professores regentes e pedagogos e de se ter olhar diferenciado para as crianças com necessidades especiais, além dos tipos de adaptações curriculares que podem ser feitas para atendimento às crianças. "Os estagiários esclareceram dúvidas e demonstraram que estão avançando no processo de adaptação curricular. A capacitação foi enriquecedora", avalia Pollyana Matos. 

Profissionais da Educação se capacitam sobre autismo

Na última quarta-feira (13), supervisores e professores da rede municipal de ensino e profissionais de Atendimento Educacional Especializado participaram, na Faculdade Santa Marcelina, da palestra "Transtorno do Espectro Autista: conhecer para incluir", ministrada pela mestre de Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto, Renata Capobiango. O evento aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. 

"Estamos em constante capacitação e aprimoramento para melhor atender as crianças com necessidades especiais, oferecendo a elas a educação de excelência que merecem", afirma a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha. 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé




Gazeta de Muriaé
HPMAIS