Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Poliana Botelho comemora aniversário em temporada vitoriosa no XFCi                                                                                                                                        Poucos lutadores tiveram um ano de 2015 tão importante e vitorioso quanto Poliana Botelho. Nossa atleta patrocinada, que nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, completou 27 anos, se consolidou como uma das principais revelações do MMA mundial ao conquistar, no hexágono do XFC, o título do torneio peso-mosca (até 56,7kg) e, seis meses depois, o cinturão da categoria. Neste mês, o ranking unificado de MMA feminino a colocou como sexta melhor lutadora no peso em todo o mundo. Aproveitamos essa data tão especial para trazer uma retrospectiva da temporada dessa mineira que saiu de Muriaé para brilhar aos olhos do mundo.   O ano de 2015 para Poliana, esportivamente falando, não começou em janeiro, mas sim em setembro de 2014, quando estreou no XFC, uma das principais organizações de MMA do mundo. Contratada para lutar o torneio, ainda era apenas uma jovem promessa de 25 anos ao pisar no hexágono pela primeira vez. Mas nossa atleta logo encheu os olhos da organização e dos fãs de MMA ao nocautear com um chute rodado na linha de cintura a mexicana Karina Rodriguez, em uma performance dominante de três rounds. Começava ali uma caminhada vitoriosa.

BATALHA NO HEXÁGONO E O SONHADO TOPO
 

A temporada de 2015 de Poliana poderia ter tido início com duas vitórias no ano anterior, mas na semifinal do GP sua adversária, Taila Santos, ficou muito acima do limite de peso da cateogira e a luta caiu. Classificada diretamente para a final, não deu chances a Silvaneide Marretinha e conquistou a medalha de ouro com um nocaute em grande estilo em apenas 1min36seg do primeiro round. Aos microfones do XFC, pediu para enfrentar a argentina Silvana "La Malvada" Juarez, campeã da primeira temporada da mesma competição.

Pedido atendido. Para se tornar a grande campeã dos pesos-moscas do XFC, a brasileira teve pelo seu caminho a então invicta "La Malvada". O nome da argentina era um dos mais temidos na categoria, pela grande resistência física, força e garra para reverter situações complicadas, como na final do torneio, quando finalizou a adversária no fim do terceiro round, com o nariz quebrado.
 
As duas subiram no hexágono no dia 19 de setembro, em São Paulo, no XFC International Center. Foram quatro rounds emocionantes, de tirar o fôlego, disputados com trocação franca e excelentes momentos para os dois lados. A técnica e tática de Poliana sobressairam. Orientada por Dedé Pederneiras e seu mentor Rafael Vinicius, a atleta da MKS Combat Gear minou a adversária com chutes baixos e aplicou o golpe final nos últimos segundos do quarto assalto, quando acertou a costela esquerda da argentina. Silvana perdeu o fôlego ao caminhar para o intervalo, desmaiou por alguns instantes, e o médico obrigou o fim da luta.
 
A conquista inédita em sua carreira, coroou um ano de batalhas e lutas para a mineira de Muriaé. Em sua cidade, seus serviços foram reconhecidos pelos governantes. Uma semana depois de vencer Marretinha,  Poliana foi recebida como estrela na cidade com direito a desfile em carro de bombeiros que lotou as ruas de Muriaé, sua cidade-natal, e placa recebida pela Prefeitura Municipal das mãos do prefeito e do Secretário de Esportes, por serviços prestados à cidade.
 
 
Em setembro, já como a campeã-mundial peso-moscas do XFC, a festa se repetiu. Assim como ocorreu quando conquistou a medalha de ouro do torneio da organização norte-americana, a mineira novamente desfilou no carro de bombeiros, sendo aplaudida e festejada pelos moradores da cidade onde nasceu e foi criada. Na época, o título também rendeu homenagens nas redes sociais de grandes nomes do MMA, como José Aldo.
 
"O ano de 2015 foi o melhor da minha vida. Conquistei título, venci todas as batalhas que tive pela frente. Consegui com isso amadurecer e evoluir ainda mais no MMA. Tudo foi conquistado com dedicação porque me dediquei demais", celebra a musa, que promete vir cada vez mais forte e ambiciosa em 2016:
 
"Para 2016, vou continuar assim e não só isso: vou melhorar mais. Vou evoluir mais. Tenho erros e buracos ainda no meu jogo. Tenho que estar sempre melhor. Vou ser a melhor do mundo ainda", completa.
 
Poliana garante que vai enquadrar o cinturão do XFC na parede de sua casa um dia para celebrar e relembrar suas conquistas. Enquanto isso,  aguarda o próximo compromisso na organização, quando irá defender o título pela primeira vez, e pede algo simples.
 
"Peço a Deus muita saúde para conseguir treinar e eu própria conquistar meu objetivos com minhas próprias mãos, como fiz neste ano maravilhoso de 2015. É isso que quero neste meu aniversário", disse.
 
AGRADECIMENTOS AO TREINADOR
 
Humilde, a campeã do XFC coloca seu mentor e treinador, Rafael Vinicius, como um dos grandes responsáveis pelo melhor momento em sua carreira. Rafael, inclusive, acompanhou Poliana em todas as lutas e está sempre do lado de sua pupila nos camps antes das batalhas. A família também foi lembrada.
 
"Neste ano de 2015 fui contemplada com um anjo que acreditou em mim, muito mais do que eu mesma acreditava. Mostrou-me tudo o que poderia ser, tudo que fiz e conquistei. E isto devo ao meu mentor e professor, Rafael Vinicius. Ele confia no meu trabalho e principalmente em mim. Aém disso, não posso esquecer que tenho apoio total da minha família também, onde recarrego minhas energias para treinar. Corro todo dia atrás do meu sonho em prol deles, que me dão força para ser quem eu sou. Agradeço muito ao Rafael e aos meus familiares", comenta.
 
 
SEXTA MELHOR PESO-MOSCA DO MUNDO
 
A grande vitória sobre Silvana La Malvada, consequentemente a conquista do título do XFC também, colocaram Poliana em sexto lugar no top-10 das melhores lutadoras pesos-moscas do MMA mundial, segundo o ranking unificado do MMA feminino mundial, que  é divulgado mensalmente pelos sites americanos especializados em WMMA.
 

"Isso é um prêmio por todo esforço. Sempre sonhei em estar entre as melhores do MMA e ser reconhecida mundialmente. Mas está só começando. Ainda tenho muito a batalhar. Vou ser a melhor do mundo um dia, esse é o meu objetivo. Estou feliz em chegar aos 27 anos no meu melhor momento físico e técnico. E ainda vou melhorar", finaliza. TRANSCRITO: Blogmks

Comentários nesse artigo

O Autor

Teodorico Torres foi o pioneiro esportivo na televisão de Muriaé na emissora do ex-deputado federal Sérgio Naia em programa realizado juntamente com o professor
Marcos Coutinho Loures. Por vários anos, promoveu campeonatos municipais e regionais, como o bem sucedido Torneio Divisão.
Sempre participou de jogos de futebol como atleta e redator esportivo.

Histórico



Gazeta de Muriaé
HPMAIS