Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 04/01/2023 às 14h03

Fotógrafa muriaeense registra parto empelicado

Foi a primeira vez em quase nove anos de carreira – registrando nascimentos – que a jornalista e fotógrafa Ludmila Gusman, de Muriaé (MG), fotografa um parto empelicado.

Nos quase 200 registros realizados, era um sonho de Ludmila poder eternizar imagens como essa do nascimento. Os cliques foram feitos no seu segundo registro do ano de 2023, no nascimento do Nicolas, um parto cesárea realizado no Hospital São Paulo da cidade. "Foi tudo muito de repente, quando vi que o bebê estava ainda dentro da bolsa, preparei os cliques imediatamente. Na sala de parto, tudo é muito corrido, é preciso atenção e rapidez para não perder nada", ressalta a fotógrafa.

O parto empelicado é uma condição rara do nascimento em que o bebê nasce dentro da bolsa aminiótoca. Estima-se que ocorre a cada 80 mil partos. "Foi muito emocionante. É raridade na obstetrícia e eu tive a oportunidade de fotografar logo no início do ano. Dizem que o bebê que nasce empelicado tem muita sorte. Eu complemento dizendo que é sorte pra ele e pra mim também que já comecei o ano com imagens tão especiais, foi um momento início e de muita emoção pra mim", ressalta.

Nicolas nasceu com 3.380kg, 51cm, um bebê grande e forte, sob os cuidados do médico obstetra Luiz Cláudio Lacerda. Ao retirar o bebê da barriga a bolsa estourou, mas ainda sim deu tempo dos primeiros registros. "Eu fiquei muito emocionada, sempre sonhei em fazer esse registro. Senti vontade de chorar", completa Ludmila.

image

Embora os fatores que levem a esse tipo de parto ainda sejam desconhecidos, ele não oferece risco, nem para a mãe, nem para a criança. A bolsa, na realidade, protege o bebê. "Cada parto é único. É através desses registros que a mãe e o pai vão poder reviver esse dia e mostrar ao filho como ele veio ao mundo", diz Ludmila. Segundo ela, os pais não viram esse momento do nascimento e as fotos permitiram a eles ver fielmente como tudo aconteceu. Segundo a fotógrafa, os pais só viram o bebê empelicado na minha câmera. "Na hora o pai estava ao lado da mãe e não quis ficar em pé para assistir a cesárea. Ele estava aguardando os médicos mostrarem o bebê a eles. Eles ficaram encantados quando viram. Foi incrível e especial", complementa.

O que é o parto empelicado

O parto empelicado é o tipo de parto em que o bebê nasce ainda dentro do saco amniótico intacto, isto é, quando a bolsa não arrebenta e o bebê nasce dentro do saco com o líquido amniótico inteiro.

Embora seja muito raro, este tipo de parto é mais comum em cesáreas, mas também pode acontecer no parto normal quando o bebê é prematuro.

Embora raro este tipo de parto não traz qualquer risco para o bebê ou para a mãe e, em muitos casos, pode até ajudar a proteger bebê de alguma infecção que a mãe possa passar.

image

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS