Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 24/01/2023 às 20h26

Muriaé vive surto de Dengue Tipo I

Nesta terça-feira (24), foi realizada reunião com membros intersetoriais da Prefeitura de Muriaé com o objetivo de definir ações de combate à dengue. O objetivo foi mobilizar setores e órgãos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças além de fortalecer a prevenção, discutir e atualizar informações sobre arboviroses no município.

Durante a reunião foi demonstrada a atualização da situação epidemiológica de Muriaé frente ao vírus causador de doenças epidêmicas, e evidenciado as responsabilidades de cada setor municipal para trabalhar com a prevenção. "Neste momento, é necessário que os setores trabalhem de forma integrada, priorizando as ações estabelecidas na reunião, para que a situação na cidade não se agrave", ressaltou a secretária de Saúde, Luiza Agostini.

Nas quatro últimas semanas foram notificados 360 casos de dengue na cidade. Somente nas três primeiras semanas de 2023 foram notificados mais casos do que no ano de 2022. "Podem haver mais casos, uma vez que nem todos afetados procuram a rede de saúde. Mas, o número atual já é uma situação preocupante", explicou a secretária no encontro ocorrido no Paço Municipal.

Fabrine Reis, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde lembrou que muitos focos de larvas do mosquito estão dentro de casas, em ralos, atrás de geladeiras e em plantas como bromélias. "Vale ressaltar que, cada cidadão tem um papel essencial na luta contra a dengue, vez que as larvas do mosquito se desenvolvem em ambientes com água parada e a maioria desses recipientes muitas vezes está na nossa própria casa e, o agente não tem como entrar e fiscalizar, ainda mais quando os imóveis estão fechados ou inacessíveis", informou.

Os participantes do encontro chegaram ao consenso de que é preciso realizar mutirões de limpeza a começar por bairros com maior incidência de notificações. "Vermelho, Vermelho 2, Cardoso de Melo, Dornelas, Barra, Aeroporto e Santo Antônio. Vamos realizar um trabalho efetivo em todos os bairros e distritos, mas vamos começar por aqueles que estão com altos índices neste momento", destacou Luiza Agostini.

Encontro Multissetorial:

Participaram do encontro no Paço Municipal os secretários de Saúde, Luiza Agostini; Direitos Humanos, Tatiane Viana Rangel; de Agricultura, Fernando Levati e de Urbanismo e Meio Ambiente, Mauro Aquino; diretor da UPA Barra, Marcos Aurélio; representante do Demsur e diversos departamento da Saúde.

Existe uma preocupação quanto à evolução do mosquito onde se observa a adaptação do mosquito ao ambiente. Hoje a maioria dos mosquitos em atividade, principalmente durante o dia é de Aedes Aegypti e eles podem estar dentro das residências.

Ações definidas que devem ser implementadas:

* Reunião técnica com profissionais de saúde para atualizar fluxo e protocolos de diagnóstico e acompanhamento de Dengue.

* Definição de fluxo e equipe para recepção das notificações, denúncias e acompanhamento dos casos.

* Convocação dos outros membros da comissão para definição de instrumentos de combate e prevenção.

* Apoio jurídico e pesquisa de práticas, decretos e leis para replicar no nosso município, permitindo ações que hoje só podem ser realizadas com ordem judicial.

Dengue Tipo 1:

Existem quatro tipos de Dengue no País e, Muriaé vive notificações do Tipo 1, que não era registrado no município há quase 20 anos. Esse é visto como o mais explosivo dos quatro e pode causar grandes epidemias em um curto prazo.

A primeira manifestação da doença é febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, normalmente seguida de dor de cabeça ou no fundo dos olhos, cansaço ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonteiras, vômitos e erupções na pele (semelhantes à rubéola). A doença tem duração de cinco a sete dias e o período de convalescença pode ser acompanhado de grande debilidade física, estendendo-se por semanas.

Dicas importantes de prevenção: 

Tarefas simples deve ser rotina do dia a dia:

* Eliminar qualquer acúmulo de água;

* Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

* Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

* Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

* Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

* Manter os quintais bem varridos, removendo folhas e galhos das calhas;

* Prestar atenção no lixo e não os deixar expostos.

* Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

* Não jogar lixo em terrenos baldios;

* Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS