Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/06/2023 às 19h23

Muriaé tem representante em uma das principais Olimpíadas de Neurociências do mundo

Uma das principais Olimpíadas de Neurociências do mundo, a Brain Bee terá um representante de Muriaé entre os 20 finalistas da etapa nacional, que acontecerá no dia 1º de julho, no Rio de Janeiro.

O estudante Andrei Lima Venancio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), foi selecionado após passar por duas fases: a local, realizada em 15 de abril pela FAMINAS e pela Fundação Cristiano Varella (FCV), em Muriaé, e a primeira etapa do nacional, em 3 de junho, que foi on-line.  

Agora, com o desafio de representar a Zona da Mata mineira na competição, o jovem contará, mais uma vez, com o suporte das duas instituições na seletiva - valendo uma vaga na International Brain Bee, que será sediada nos Estados Unidos, entre os dias 31 de julho a 5 de agosto. 

"Tive muito apoio nessa jornada até chegar à última etapa do nacional, tanto dos meus professores do IF Sudeste MG quanto da equipe da FAMINAS e FCV, e agradeço muito por isso, além, é claro, da minha família e meus amigos, que sempre acreditaram em mim. Pode dizer que me encontrei na neurociência. Hoje, meu objetivo é fazer Medicina e meu despertar veio justamente pelo Brain Bee", afirma Andrei, confiante para a próxima etapa. 

FAMINAS e FCV: experiência em despertar talentos 

Até chegar ao ponto alto da etapa nacional, Andrei e os competidores tiveram todo o suporte da equipe de estudantes, estagiários e educadores da FAMINAS e da FCV, através de aulas práticas, imersões, simulados e outros intensivos que permitiram aprofundar no universo da neurociência. 

As duas instituições realizaram, pelo 5º ano consecutivo, a seletiva local da Brain Bee, com o objetivo de aproximar nossos jovens de temas relacionados ao cérebro e ao comportamento humano, despertando vocações e talentos para a ciência no Brasil. De acordo com o neurocientista Sérgio Gomes da Silva, coordenador do comitê local, mais de 600 alunos da rede básica de ensino já participaram do torneio no município - e, além de Andrei, tivemos outros representantes que se destacaram na etapa nacional. 

Campeão local, o estudante João Pedro Dornelas ficou entre os 10 melhores colocados do Brasil, na edição de 2020. E mais do que a boa classificação, a competição foi o norte para uma das decisões cruciais de sua vida: "A participação na Brain Bee foi muito importante para mim. Pude aprofundar meus conhecimentos em nosso sistema nervoso e a abri a minha mente para a minha escolha profissional, de cursar Medicina". 

"Estamos na torcida para que o Andrei faça uma boa prova, nesta etapa final, e daremos todo o suporte para isso. Temos muito orgulho de estar à frente da Brain Bee em Muriaé, nesta ação conjunta entre FAMINAS e Fundação Cristiano Varella, e oferecer a oportunidade de um futuro melhor para nossos jovens brasileiros", disse Sérgio Gomes da Silva.

____________________________________

Mariana Balduci Rezende
Assessora de Comunicação da Fundação Cristiano Varella


Gazeta de Muriaé
HPMAIS