Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/09/2010 às 14h11

Remédio contra diabetes tipo 2

ilustração

O fármaco diacereína, utilizado para tratar doenças reumáticas, pode ter efeito benéfico na diminuição da resistência do organismo à insulina. Este sintoma é um dos fatores que desencadeiam o diabetes tipo 2. Testes indicaram ausência de efeitos colaterais durante pelo menos 12 meses.
 
Um estudo conduzido pela farmacêutica Natália Tobar, em uma pesquisa de pós-graduação na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas, SP), utilizou ratos como cobaias e reduziu a resistência do corpo à insulina, substância responsável pela transferência de glicose para o interior das células.
 
“Apesar de não ser comum esse tipo de descoberta – um medicamento que já produz um efeito para uma determinada patologia ser empregado para outros fins –, isso pode ocorrer. Uma grande vantagem desse tipo de descoberta está no fato de os efeitos tóxicos desses medicamentos já terem sido testados e essa etapa é de grande importância para a liberação do medicamento. Além disso, é mais uma ‘arma’ no tratamento da diabetes tipo 2”, avalia o também farmacêutico Marcos Rodrigo de Oliveira, Gestor do Curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa.
 
Especialistas dizem que a melhor receita para evitar o diabetes tipo 2 é a combinação de dieta alimentar equilibrada e uma boa rotina de exercícios.

Fonte: Univiçosa



Gazeta de Muriaé
HPMAIS