Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/12/2023 às 17h46

Evento no centro de Muriaé marca o inicio da Campanha Dezembro Laranja

Hospital do Câncer de Muriaé e Prefeitura Municipal unem esforços na Campanha Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele

No último dia 2 de dezembro de 2023, a Praça Pacheco de Medeiros, em Muriaé, foi transformada em um espaço dedicado à saúde e prevenção. Em uma parceria entre o Hospital do Câncer de Muriaé e a Prefeitura Municipal da cidade, o evento marcou uma iniciativa conjunta em prol da conscientização sobre o câncer de pele, integrando as atividades da campanha nacional Dezembro Laranja.

O Hospital trouxe à comunidade a Carreta de Prevenção, uma unidade itinerante que ofereceu consultas dermatológicas gratuitas, contando com a expertise das dermatologistas da instituição. Este esforço conjunto visou não apenas diagnosticar possíveis casos precocemente, mas também promover a conscientização sobre a importância de prevenir este tipo de doença. Dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do Hospital revelam que, somente em 2022, foram atendidos 701 casos de câncer de pele, representando 19,5% do total de casos registrados pela instituição.

A análise desses dados destacou que a faixa etária mais afetada compreende indivíduos entre 51 e 80 anos. Além disso, há uma maior prevalência em peles pardas e brancas, respondendo por expressivos 86,38% dos casos diagnosticados. Um aspecto importante do evento foi a participação ativa da Prefeitura Municipal de Muriaé, que esteve presente no local oferecendo diversos outros serviços de saúde à população.

A parceria entre a instituição hospitalar e a administração municipal fortaleceu a abordagem abrangente da saúde, promovendo a prevenção não apenas do câncer de pele, mas englobando o bem-estar e qualidade de vida. Essa união de esforços destaca a importância de ações integradas para promover a saúde e o bem-estar da população local.


Assessora de Comunicação do Hospital do Câncer de Muriaé


Gazeta de Muriaé
HPMAIS