Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/12/2023 às 18h42

Governo de Minas entrega 120 viaturas e veículos administrativos para a Polícia Penal do Estado

Muriaé está entre as cidades contempladas com viatura penal


O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, entregaram 120 viaturas e veículos administrativos ao Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) na manhã desta quarta-feira (13/12), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Serão 80 novas viaturas-cela, duas viaturas destinadas ao transporte de cães e 38 veículos administrativos, voltados para a modernização e fortalecimento da frota do sistema prisional mineiro. Os veículos renovarão a frota com o objetivo de oferecer um transporte mais seguro para equipes e custodiados do sistema prisional de todo o estado.

"O bom é que mês a mês nós estamos um pouco melhores. A Polícia Penal com armamento melhor, com uniforme melhor, com uma frota melhor. A nossa Polícia Penal está se tornando referência e nós queremos que isso continue, que ela seja um orgulho aqui para o nosso estado", ressaltou o governador Romeu Zema.

O investimento total na aquisição dos veículos administrativos ultrapassou R$ 4,5 milhões e é proveniente de recursos do Governo de Minas, emendas parlamentares, Fundo Penitenciário Nacional, convênios federais e Fundo Estadual de Saúde. A entrega conta, ainda, com a doação de dois veículos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Esse dia, para nós da Polícia Penal, é muito importante. Isso que a gente está vendo no pátio aqui é uma visão inédita. Ver esse pátio lotado de viaturas é muito gratificante. Essa entrega de 120 é importantíssima. A gente tem em torno de 180 unidades prisionais, então isso é só o começo. A Polícia Penal está em crescimento no estado", destacou o secretário, Rogério Greco.

Distribuição

Dos 38 veículos administrativos, oito serão destinados à Inteligência Penal de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte, e 19 serão distribuídos entre as Diretorias Regionais de Inteligência em diversos municípios do estado.

O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, destacou que todas as 19 regiões estão sendo contempladas com viaturas, demonstrando a atenção do governo com o interior de Minas. Ele também ressaltou a importância dessa entrega do Estado e agradeceu os investimentos feitos na segurança.

"São através dessas viaturas que nosso policiais penais cumprem uma de suas missões institucionais, percorrendo todo o estado em escoltas intermunicipais e interestaduais, sendo elas em atendimento a demandas judiciais, de saúde, hospitalares, recambiamento e transferências", explicou Badaró.
 

Outros dois veículos atenderão a Unidade Gestora de Monitoração Eletrônica (Ugme), em Belo Horizonte, três serão destinados ao Núcleo de Correição Administrativa, quatro à Superintendência de Humanização do Atendimento, um à Superintendência de Informação e Inteligência e outro à Diretoria Regional da 17ª RISP, em Pouso Alegre.

As 80 viaturas-cela humanizadas serão distribuídas para unidades prisionais dos seguintes municípios: Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Betim, Contagem, São Joaquim de Bicas, Lagoa Santa, Ouro Preto, Santa Luzia, Vespasiano, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Muriaé, Uberaba, Três Corações, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Uberlândia, Carmo do Paranaíba, Patrocínio, Francisco Sá, Montes Claros, Ipaba, Caratinga, Ponte Nova, São João Del Rei, Diamantina, Teófilo Otoni, Unaí, São Lourenço, Passos e Alfenas.

Já as viaturas para o transporte de cães serão distribuídas entre o Canil Setorial do Presídio Antônio Dutra Ladeira, na Região Metropolitana, e o Canil da 12ª Região Integrada de Segurança Pública, que fica na Penitenciária de Ipaba.

Estratégia e segurança

Outras 38 viaturas já foram entregues pelo governo à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) este ano.

Os automóveis estão sendo utilizados pelos sistemas Prisional e Socioeducativo; Política de Prevenção Social à Criminalidade; Inteligência; Integração das Forças de Segurança e área-meio.

Este novo esforço de 120 veículos entregues resulta na renovação de 158 veículos da Sejusp.

 

Galeria de imagens disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/governo-de-minas-entrega-120-viaturas-e-veiculos-administrativos-para-a-policia-penal-do-estado



Gazeta de Muriaé
HPMAIS