Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 09/06/2011 às 15h24

Datas lucrativas

Comércio deve faturar com final de semana movimentado

Duas datas devem movimentar o comércio muriaeense durante este final de semana. Com o Dia dos Namorados comemorado no próximo domingo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Muriaé, criou um horário especial para as compras. Na sexta, o comércio deve funcionar até as 19h e no sábado até as 18h. Já a Semana do Orgulho Gay, que acontece desde a última terça-feira, deve mobilizar cerca de 12 mil pessoas no próximo domingo, quando acontece a parada do orgulho gay.

Certamente, os segmentos do comércio muriaeense que mais lucrarão com os dois eventos serão os bares, restaurantes e lojas de vestuários e calçados. Para isso, os empresários estão se preparando para que possam atender a demanda.

Sobre o Dia dos Namorados, o presidente da CDL Muriaé, Gustavo Ferreira de Oliveira, afirma estar otimista. Ele acredita que a data será 15% mais lucrativa que a do ano passado.

"A CDL sempre investiu em datas comemorativas. Investimos muito em comunicação para prepararmos, tanto o consumidor quanto o comerciante. Estamos preparados para fazer o atendimento adequado ao cliente", revela.

Divulgada na semana passada, a pesquisa do Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados mantém o otimismo para todo o país. 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento.

Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando a data foi avaliada pela primeira vez. Já para 30% dos empresários esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda. O Dia dos Namorados já é a terceira data mais lucrativa para o comércio.

Os pequenos negócios são os menos otimistas. Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.

Para as compras do próximo domingo, provavelmente 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente. No que diz respeito ao valor do presente, a maior parte dos consumidores (66%) deverá gastar até R$ 100.

image

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.

Contudo, é preciso calma para escolher o presente ideal. De acordo com a CDL de Muriaé, os setores que mais devem lucrar com a data são lojas de artigos, calçados, perfumarias, docerias e vestiário.


A reportagem completa você lê na edição desta semana do Gazeta de Muriaé. Já a programação da Parada do Orgulho Gay de Muriaé você confere aqui.

Autor: André Ricardo

Tags: economia, namorados, gay, investimento, social



Gazeta de Muriaé
HPMAIS