Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 25/10/2011 às 10h50

Aumento na violência em Muriaé, assunto que preocupa a todos

Um assunto importante em qualquer ocasião é a segurança pública. Semana passada foi realizada uma importante reunião no Teatro Zaccaria Marques para a discussão deste tema que tanto tem preocupado as autoridades competentes, bem como a população da cidade devido ao elevado aumento do índice de criminalidade do município este ano.

Em entrevista exclusiva com o Delegado do 31º Distrito Policial de Muriaé, Dr. Alessandro Amaro da Matta, questões relevantes sobre a violência na cidade foram esclarecidas, entre elas a carência de policiamento nos distritos de Muriaé, o que justifica o aumento do tráfico de drogas, o que justifica o aumento da violência no município, entre outras.

Sobre o aumento do índice de criminalidade, Dr. Alessandro afirmou ser este um problema geral, a nível de Estado e de país, não sendo apenas um "privilégio" de Muriaé. No entanto considerou que a cidade tem crescido muito em desenvolvimento econômico financeiro e às vezes os órgãos de segurança não tem conseguido acompanhar. "Nós estamos trabalhando não só em Muriaé, mas a nível de governo para melhorar e implementar os órgãos de segurança da cidade", declarou ele.

Uma questão que foi discutida na reunião da última segunda-feira e também levantada junto ao Delegado é referente a carência de policiamento nos distritos de Muriaé, quanto a isso Dr. Alessandro concordou com a necessidade de principalmente policiamento preventivo nos distritos, da falta da presença da Polícia Militar e justificou dizendo que devido a carência de homens não seria possível alongar policiais para esses locais. "E imediatamente o que tem que se fazer é ação de governo também para mandar mais homens pra cá", declarou. O Batalhão foi criado, mas não está com sua capacidade total de homens atingida, o governo está fazendo concurso objetivando isso e seria o caminho para se ter um posto policial em cada distrito em Muriaé, conforme afirmou o Delegado.

Segundo Dr. Alessandro, o aumento do tráfico de drogas também não é apenas em Muriaé, mas também em todo país, "é um movimento que não é localizado, é nacional, até internacional", disse ele.  De acordo com o Delegado, o aumento da violência também vem acompanhado da vinda, principalmente, do crack, uma droga que causa um vício rápido, de maneira muito violenta e que a pessoa que é viciada faz de tudo pra ter a droga para o consumo. "Acho que o problema não é só de segurança pública, é um problema social e de saúde pública e tem que ter investimento de governo nessas áreas para tentar amenizar o problema", ressaltou.

O Delegado repassou uma informação interessante, segundo ele esse ano aconteceu um disparo da violência, teve um aumento considerável. "Se for olhar estatísticas de anos anteriores já tiveram anos, como o ano de 2006 que teve mais homicídios que teve esse ano. Ano passado foi um ano que teve muito pouco homicídio, então esse ano está repercutindo isso", afirmou Dr. Alessandro. De acordo com ele, no ano passado todo tiveram 9 homicídios e esse ano, só em janeiro, tiveram 8. "Está sendo um ano atípico e a maioria dos homicídios, 98% é tudo envolvimento com o tráfico de drogas, é também um reflexo do combate ao tráfico de drogas e a briga para tomar os pontos dos traficantes que foram presos. Brigando, geralmente pessoas jovens, estão matando uns aos outros para tomar os pontos de venda de drogas", concluiu Dr. Alessandro da Matta.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: violência, aumento



Gazeta de Muriaé
HPMAIS