Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/04/2016 às 18h42

Mulheres são destaque no Dia do trabalhador

29/04/16 - Data comemorativa é momento de ressaltar a atuação das mulheres nas operações das Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais 

O Dia do Trabalhador, celebrado no próximo domingo, homenageia profissionais em várias partes do mundo. Na região, algumas trabalhadoras se destacam pela atividade que realizam na mineração, setor muitas vezes associado ao público masculino. Nas Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais, foi registrado crescimento de 7% do número de mulheres que atuam na empresa nos últimos cinco anos, o que é resultado do Programa de Diversidade da Companhia.

Um dos destaques das Unidades é a mecânica Simara Consolação da Costa, a primeira mulher a atuar na área de beneficiamento da empresa. "Estou na Votorantim Metais há dois anos e meio e entrei na companhia após passar por uma prestadora de serviços. No primeiro momento, houve um estranhamento das pessoas ao me verem trabalhando no beneficiamento, mas não preconceito. Os colegas sempre me ajudaram muito", lembra. O beneficiamento é o processo industrial que o minério, no caso a bauxita, passa após ser lavrado.

imageHoje, Simara está encarando um novo desafio como mecânica na área de Manutenção. "Recentemente, fui transferida para esse setor e está sendo um novo desafio. O objetivo é sempre fazer meu trabalho da melhor maneira possível e continuar crescendo profissionalmente dentro da Votorantim Metais", estima com orgulho,

Fabiana Zanela é outro exemplo da valorização da diversidade de gêneros pela Votorantim Metais. Operadora de máquinas, ela trabalha na empresa há pouco mais de três anos e não se imagina longe dos grandes equipamentos. "Atualmente, utilizo a pá-carregadeira, mas quero aprender a operar retroescavadeira e trator, usados na lavra. Esse é o meu próximo passo. Tenho muito orgulho da profissional que me tornei", ressalta.
imagePara Fabiana, o trabalho com os equipamentos já é tarefa fácil. "As máquinas são automatizadas e, hoje, é um serviço bem tranquilo", diz. Segundo ela, a tarefa mais trabalhosa fica por conta do filho de 15 anos e da filha de 9 anos. "Entretanto, com uma rotina organizada é possível conciliar o trabalho com as tarefas domésticas", conclui. 

Moradora de Ventania, zona rural de Ervália, Simaura da Costa ingressou na empresa em 2013 como operadora de máquina na lavra. Para realizar o trabalho, participou de diversos treinamentos com máquinas variadas, como trator de esteira, rolo compactador, moto niveladora, entre outros. "Fiquei sabendo que a Votorantim Metais estava contratando mulheres para operação e exigiam experiência em carros grandes e que as candidatas tivessem a categoria D na carteira de motorista. Como eu me encaixava nesses critérios, participei da seleção e fui contratada", explica.

De acordo com ela, a nova função foi um grande desafio, uma vez que nunca tinha trabalhado em mineração. "Gosto muito do que faço. Aqui, temos oportunidades iguais às dos homens e muita gente admira o fato de eu ser mulher e estar nesse cargo. Muitos falam que somos o sexo frágil, mas temos muita força", ressalta.

De acordo com Christian Andrade, gerente das Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais, a empresa investe cada vez mais na inclusão e no desenvolvimento de mulheres na operação. "Proporcionamos oportunidades iguais para que todos possam crescer profissionalmente. O público feminino vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, sobretudo pela competência na atuação diária. Seriedade e amor pelo que fazem não faltam às mulheres. No Dia do Trabalhador, gostaríamos de homenageá-las e também de parabenizar todos os profissionais", conclui.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS