Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/06/2017 às 11h09

Comissão de Saúde discute em audiência pública PL do deputado DR. Wilson Batista

Proposição visa assegurar teste de mapeamento genético através do Sus em Minas Gerais

No proximo dia 28 de junho a Comissão de Saúde da Assembleia de Minais vai debater em audiência pública o Projeto de Lei n° 18/2015 de autoria do deputado Dr. Wilson Batista, que assegura às mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama o acesso gratuito através do Sistema Único de Saúde ao teste de mapeamento genético.

Com o teste a pessoa terá a possibilidade de escolher formas de prevenção e tratamentos antecipados para evitar o desenvolvimento da doença, caso o resultado seja positivo. Sendo negativo, a mulher deixará de conviver com o temor do aparecimento desses tipos de câncer.

Para esta audiência pública foram convidados o secretário de Estado de Saúde Luiz Sávio de Souza Cruz, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais Henrique Lima Couto, a representante e conselheira da Abrale Maryane Rodrigues Ferreira, médicos geneticistas, e representante da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais.

Para o deputado essa discussão é fundamental, já que hoje a realização deste teste é quase impossível dentro da renda per capita familiar no Brasil.

"O projeto garante às mulheres que têm alto risco de desenvolver o câncer de mama e ovário o acesso ao teste genético que permite identificar fatores de malignidade um erro genético possibilitando a elas formas de tratamentos muito mais precoces, antes que elas desenvolvam a doença. É um teste importantíssimo que já existe no Brasil há dezenas de anos, mas infelizmente não foi incorporado pelo SUS. Um teste caríssimo, que custa cerca de R$3 mil e é inviável para muitas mulheres que dependem do SUS", enfatizou.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS